Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

ENTRE ASPAS > BBC

World Service encerra transmissões na Europa

21/02/2008 na edição 473

O BBC World Service, serviço internacional de programas de rádio da rede pública britânica, encerrou sua transmissão em ondas curtas na Europa na segunda-feira (19/2), noticia Doreen Carvajal [The New York Times, 19/2/08]. A rede vem reduzindo suas transmissões ao longo dos últimos sete anos. Em 2001, o serviço para a América do Norte foi cancelado e, em 2005, o da América do Sul. Em março do ano passado, a BBC começou a reduzir suas transmissões na Europa. ‘Chega a um ponto em que a audiência em onda curta fica tão pequena que não se justifica mais a quantia de dinheiro gasta’, explicou a BBC, em declaração.


O discreto encerramento das transmissões contrastou com seu lançamento, há 75 anos. Na ocasião, o rei George V ajudou a promover a nova tecnologia de seu pequeno escritório na residência de Sandringham, mansão campestre da família real britânica, de onde leu um poema de Rudyard Kipling. ‘Através das maravilhas da ciência moderna, eu posso aproveitar este dia de Natal para falar para todo o meu povo’, afirmou.


Desenvolvimento


Com o passar dos anos, as novas tecnologias fizeram com que as transmissões por ondas curtas fossem reduzidas nos países da Europa Ocidental, onde há transmissão FM e internet com conexões sem fio. ‘A Europa está muito desenvolvida, assim como os EUA’, opina Michael Gardner, porta-voz do BBC World Service. ‘Ondas curtas não são a melhor maneira de atrair a audiência atualmente. Há muitas outras opções para interagir com a BBC’.


Na África e na Ásia, no entanto, as transmissões por ondas curtas ainda são um importante meio de comunicação. Desde 2006, o BBC World Service registrou, nestes continentes, aumento de sete milhões de ouvintes em ondas curtas – crescimento equivalente a 7% -, totalizando 107 milhões de pessoas, o que representa 58% do total da audiência de rádio da BBC.


 

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem