Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº969

ENTRE ASPAS > CHINA

Yahoo! é processado pela segunda vez

29/02/2008 na edição 474

Um grupo de ativistas políticos chineses abriu processo contra o portal de internet Yahoo! em uma corte da Califórnia sob alegação de que a empresa teria ajudado autoridades da China a monitorar suas comunicações por e-mail. Esta é a segunda ação aberta contra o Yahoo! nos EUA por supostamente ter ajudado o governo chinês a rastrear atividades online de dissidentes políticos, noticia John Letzing [MarketWatch, 27/2/08].


No ano passado, dois jornalistas chineses acusaram o Yahoo! de ter fornecido informações a autoridades chinesas que levaram à prisão e tortura de ambos. O caso foi encerrado em novembro, com um acordo entre as partes, mas antes o executivo-chefe da empresa, Jerry Yang, foi interrogado no Comitê de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes dos EUA sobre o papel do Yahoo! na prisão dos jornalistas.


Na nova ação, diversos ativistas – dentre eles Zheng Cunzhu, Li Zhi, Guo Quan – acusam o Yahoo! de ‘fornecer intencionalmente a funcionários do governo acesso a registros de e-mails particulares. Estas informações foram usadas como base para os atos de condenação e tortura que ocorreram e que estão ocorrendo’. Cunzhu é descrito na ação como um cidadão chinês que reside na Califórnia por medo de retornar ao seu país. Seu colega Zhi foi preso na China em 2003 por divulgar artigos online que ‘apóiam a reforma democrática na China e por comunicar-se com outros defensores da democracia’. Ele cumpre pena de oito anos em uma penitenciária na província de Sichuan. O Yahoo! teria fornecido conteúdo dos e-mails de Zhi para a polícia local. Além disso, o grupo diz ter identificado pelo menos 60 indivíduos detidos arbitrariamente na China por terem expressado seu apoio a eleições livres, cujas prisões podem estar relacionadas a informações entregues pelo Yahoo!.


 

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem