Quinta-feira, 18 de Julho de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1046
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

YouTube lança canal de treinamento para jornalistas

02/07/2009 na edição 544


Jornalistas – os profissionais e os cidadãos – têm agora um canal exclusivo de treinamento no YouTube, com ‘aulas’ ministradas por um time de peso. O YouTube Reporters’ Center conta com estrelas do jornalismo americano como Bob Woodward e Katie Couric.


Woodward, que ficou famoso pela cobertura do caso Watergate, que levou à queda do presidente Richard Nixon na década de 70, apresenta um vídeo de cinco minutos sobre reportagem investigativa. Já Katie Couric, apresentadora do telejornal Evening News, da CBS, oferece dicas de como conduzir uma entrevista. A ex-socialite e blogueira de sucesso Arianna Huffington, fundadora do Huffington Post, aborda o tema ‘jornalismo-cidadão’.


Há ainda tutoriais sobre como fazer matérias em uma zona de conflito ‘sem levar um tiro’, apresentado pelo jornalista Nicholas Kristof, do New York Times; como registrar furos com o celular e como atrair visitantes no YouTube. Internautas podem também fazer o upload de seus próprios vídeos a fim de ‘compartilhar o conhecimento com jornalistas-cidadãos em todo o mundo’. ‘Pela primeira vez no YouTube, estes repórteres terão uma troca direta com os espectadores’, explica a gerente de notícias do sítio, Olivia Ma. Informações da Editor & Publisher [30/6/09].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem