Domingo, 23 de Setembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1005
Menu

MONITOR DO DEBATE POLíTICO DO MEIO DIGITAL > Redes Sociais

A repercussão da notícia sobre a libertação de Lula

Por Monitor do debate político no meio digital em 10/07/2018 na edição 995

O último domingo – 08.07- foi um dia de tráfego atípico nas páginas que debatem política no Facebook (Gráfico 1). A movimentação foi disparada pela notícia de que um um desembargador do TRF-4, Rogério Favreto, determinou a libertação de Lula pouco depois do meio dia (primeiro pico nas buscas por notícias sobre Lula no Google — linha vermelha no Gráfico 2).

Gráfico 1: Comparativo do número de interações com as páginas monitoradas entre última semana de junho e a primeira de julho. No domingo, dia 8, o trafego foi muito atípico por conta dos despachos de libertação do ex-presidente Lula. (Crédito: Monitor do debate político no meio digital)

 

Pouco menos de uma hora depois começou a circular na rede a notícia de que Sergio Moro, que estava de férias, se negou a acatar a decisão do desembargador (primeiro pico nas buscas por Moro — linha azul no Gráfico 2).

Gráfico 2: Buscas por palavras-chaves no google indicam um pico no termo “Lula” pouco depois das 12:00, um pico no termo “Moro” cerca de 45 minutos depois e um pico no termo “Gebran” pouco depois das 14:00. (Crédito: Monitor do debate político no meio digital)

 

Favreto então despachou outro documento reiterando a ordem. Por volta das 14:00 o relator do processo Gerbran Neto foi então consultado e determinou que a Polícia Federal não cumprisse a ordem do desembargador (pico nas buscas por Gerbran em amarelo no Gráfico 2). O impasse foi resolvido só no final da tarde em uma decisão do presidente do TRF-4, Carlos Eduardo Thompson Flores, que manteve a prisão do ex-presidente por entender que a palavra final sobre o caso deveria ser do relator.

Gráfico 3: metade das interações no dia foram em postagens de páginas de direita, 32% em postagens de páginas de esquerda e o restante em páginas da grande imprensa. (Crédito: Monitor do debate político no meio digital)

 

As páginas de direita somaram 6,6 milhões de interações (curtidas, comentários e compartilhamentos) em suas postagens hoje enquanto as de esquerda somaram 4,3 milhões e as da imprensa 2,4 milhões (Gráfico 3). A grande parcela dos usuários que se informou pelas páginas de esquerda ou de direita leu interpretações muito distintas dos fatos. Quem acompanhou as notícias pelas páginas de direita recebeu muitas imagens enaltecendo a coragem do juiz Sergio Moro que teria impedido um suposto golpe. Já quem acompanhou pelas páginas de esquerda, com grande chances, recebeu notícias de que Lula teria sido efetivamente solto.

Direita:

1) “Deixe seu parabéns ao juiz Sérgio Moro. Lula NÃO será solto”
Brasil 200 – 152 mil compartilhamentos

2) “VALEU, MORO! Parabéns por determinar que Lula não seja solto. Estamos com você!”
Vem Pra Rua – 78 mil compartilhamentos

3) “Não teve golpe! Lula continuará em cana! O desembargador petista será acionado judicialmente e poderá ser preso por desacatar decisão do colegiado”
República de Curitiba – 81 mil compartilhamentos

4) “Se não fosse por Moro, que está atento a todas as decisões judiciais, Lula já estaria a caminho de São Bernardo. Obrigado, Luiz Sérgio moro. O Brasil te apoia!”
Vem Pra Rua – 59 mil compartilhamentos

5) “Dois heróis que não se vendem para o MECANISMO. Pra compartilhar com gosto [foto de Moro e Gebran].”
República de Curitiba – 63 mil compartilhamentos

Esquerda:

1) “TRF4 mandar soltar Lula e Moro manobra para impedir”
Lula – 29 mil compartilhamentos

2) “URGENTE COMPARTILHEM OFICIAL : LULA JÁ ESTÁ NO LADO DE FORA.”
Acampamento Marisa Letícia – 16 mil compartilhamentos

3) “OFICIAL : DESEMBARGADOR MANDA SOLTAR LULA AINDA NESTE DOMINGO. LULA SOLTO…”
Acampamento Marisa Letícia – 18 mil compartilhamentos

4) “Lula acaba de ser solto. Lulaaaaaaaaaaaaaa Livreeeeeeeeeeeeeeeee”
Falando Verdades – 12 mil compartilhamentos

5) “Presidente Lula é liberado! Estamos felizes, é uma vitória da democracia e do Estado Democrático de Direito!”
Gleisi Hoffmann – 24 mil compartilhamentos

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem