Sábado, 17 de Agosto de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1050
Menu

MONITOR DO DEBATE POLíTICO DO MEIO DIGITAL > Redes sociais

As dez publicações mais compartilhadas sobre o tuíte de Bolsonaro no carnaval

Por Monitor do debate político no meio digital em 12/03/2019 na edição 1028

Grande volume de compartilhamentos de postagens de páginas de esquerda durante o carnaval foi revertido na quarta-feira de cinzas após tweets polêmicos do presidente.

Durante todo o carnaval o volume de compartilhamentos de postagens de páginas de esquerda foi consideravelmente superior ao de páginas de direita (veja o gráfico abaixo).

Na sexta-feira, o tema que mais mobilizou as redes foi a morte de Arthur Araújo Lula da Silva, neto do ex-presidente Lula de apenas 7 anos. Enquanto a esquerda se solidarizou com a dor da família, a direita acusou que Lula usaria a ocasião como palanque político.

Menos central nesse tema foram, de um lado acusações de que a direita estaria comemorando a morte de uma criança e de outro uma notícia tirada de contexto sobre um veto que a um pacote de vacinas que o ex-presidente assinou em 2010. Como podemos ver no gráfico, as postagens da esquerda tiveram alcance muito maior na sexta e no sábado.

A situação estava se equilibrando no domingo ainda com predominância da esquerda que agora divulgava manifestações de repúdio contra o presidente Jair Bolsonaro em blocos de carnaval pelo país. O ápice desse movimento foi uma hashtag ofensiva ao presidente que chegou ao top trends mundial no Twitter.

Na terça-feira um polêmico tweet do presidente mudou o foco das atenções. Um vídeo de uma performance inadequada em um evento pontual foi usada para criticar o carnaval como um todo.

A polêmica sobre a (i)moralidade da festa tomou conta do debate na terça e na quarta-feira o que coincidiu com a retomada do volume de compartilhamentos de postagens de páginas da direita. Abaixo, as dez publicações mais compartilhadas sobre o caso:

1. Quebrando o Tabu – O presidente escolheu postar um vídeo aleatório, sem data, nem fonte, de uma pessoa urinando na outra, para o MUNDO INTEIRO ver pelo Twitter, chefes de Estado, outros presidentes, como se o Carnaval fosse só aquilo. Péssima forma de zelar pela imagem do nosso país.
30 mil compartilhamentos

2. República de Curitiba – Libertinagem, drogas, overdoses, tiroteios, assaltos, xixi por todo lado, toneladas de lixo, acidentes, mortes…mas segundo a “Globo Beleza” carnaval é só alegria… #Hipocrisia
23 mil compartilhamentos

3. República de Curitiba – Os doentes esquerdopatas estão pedindo o impeachment do presidente por ele ter postado o vídeo do banho de mijo gay na parada de ônibus. Finalmente temos um presidente que nos representa, se manifestando contra o que também não concordamos. Não mude presidente, conte conosco
16 mil compartilhamentos

4. Burguesia fede – Tinha o vídeo dos foliões agradecendo o catador de latinha e fazendo vaquinha pro cara. Tinha o vídeo do bloco parando e todo mundo sentando pra uma criança perdida encontrar a mãe. Mas o que o presidente escolhe divulgar sobre o Carnaval brasileiro? Pois é.
15 mil compartilhamentos

5. Eduardo Bolsonaro – O cara toma banho de mijo em público, mostra o ânus de cima de um local alto para todos verem, mas o problema é o JB que compartilhou A imagem no twitter para alertar no que tem se transformado alguns blocos de carnaval. A esquerda é doente. Ora aplaude professora que defeca em público, ora se escandaliza com uma pessoa tomando banho de mijo. Tem que de se decidir o que quer. Na verdade todos sabemos, pouco importa o mérito, o que se quer é a todo custo desgastar o presidente para derrubá-lo.
15 mil compartilhamentos

6. Terça Livre – Bolsonaro e o vídeo: O presidente colocou um espelho diante da esquerda.
14 mil compartilhamentos

7. SomostodosBolsonaro – As atitudes da Esquerda sempre foram marcadas pela promiscuidade, sexualização dos jovens e apologia às drogas. E agora querem crucificar o Presidente por denunciar esses atos imorais? Tomem vergonha na cara, CANALHAS!!! DEIXEM DE SER HIPÓCRITAS!!! A maioria dos brasileiros sabem quem são vocês. #BolsonaroTemRazão
13 mil compartilhamentos

8. Quebrando o Tabu – Ontem, o Presidente da República usou um veículo oficial de comunicação do Governo para postar um vídeo com conteúdo pornográfico, de um rapaz enfiando o dedo no ânus e sendo urinado por outro homem, associando o Carnaval, que é o maior evento cultural e patrimônio imaterial do país, com esse vídeo. Só no Rio de Janeiro, dos 13 milhões de reais investidos pela prefeitura, 2.2 bilhões retornaram aos cofres públicos, fruto de impostos e turismo, segundo o Ministério da Cultura. Milhares de pessoas usam do trabalho no Carnaval para comprar material escolar para os filhos, pagar contas, escola, etc. Bolsonaro é seguido no Twitter por outros chefes de Estado, como Trump, Trudeau, Ângela Merkel, e Macron. Já que o Presidente da República não sabe como expor bons exemplos do povo brasileiro, selecionamos algumas sugestões:
11 mil compartilhamentos

9. David Miranda – O Bolsonaro divulgou aquele vídeo pra representar o nosso carnaval. Eu escolho esse, o da inclusão
11 mil compartilhamentos

10. Ciro Gomes Zueiro – Depois do Kit Gay, Mamadeira de piroca chega o mais novo lançamento do nosso presidente, seu novo álbum “Golden Shower” já disponível em todas as lojas Havan e quitandas de laranja do país.
10 mil compartilhamentos

***

Por Monitor do debate político no meio digital.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem