Domingo, 25 de Fevereiro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº975

MONITOR DO DEBATE POLíTICO DO MEIO DIGITAL > Redes Sociais

Dois pesos, duas medidas

Por Monitor do debate político no meio digital em 09/10/2017 na edição 961

Conteúdo publicado originalmente pelo “Monitor do debate político do meio digital”, projeto do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso a Informação da USP.
__

Afinal, era sobre pedofilia? No Monitor, analisamos o compartilhamento de notícias na última semana sobre duas questões controversas que alegadamente envolveram pedofilia: a performance no Museu de Arte Moderna, no qual crianças interagiram com um homem nu e a notícia de que um estuprador preso no Piauí recebeu a visita de um menino que teria ficado na cadeia para ser abusado.

Utilizamos, para o caso do MAM, o compartilhamento de notícias nos dias 28 e 29, os dois primeiros dias em que a polêmica se difundiu; para o caso do estuprador do Piauí, coletamos dados dos dias 3 e 4 de outubro que são também os dois primeiros dias em que o caso veio a publico.

Há cerca de 550 mil compartilhamentos sobre o caso do MAM e cerca de 45 mil compartilhamentos de notícias sobre o caso do estuprador do Piauí, uma relação de 10 para 1. No caso do MAM, as matérias muito compartilhadas estavam dispersas em várias publicações do Jornalivre, Veja, Folha, Instituto Liberal e Ceticismo Político, entre outros; no caso do estuprador do Piauí praticamente foram compartilhadas apenas matérias da Folha de São Paulo e do UOL.

No caso do MAM os atores que mais compartilharam foram grupos de direita como o MBL, os políticos da família Bolsonaro, o senador Magno Malta e o Partido Anti-PT; já no caso do estuprador do Piauí não localizamos nenhum grande compartilhador e todos os principais atores que denunciaram a performance artística se calaram sobre o caso do menino que foi colocado na cela de um estuprador pelos próprios pais.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem