Domingo, 20 de Maio de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº987
Menu

MURAL > MEDIA ON

Comunicação e jornalismo cultural

04/12/2012 na edição 723

Comunicação e o Jornalismo Cultural conduzem a programação na primeira semana de dezembro no Itaú Cultural, com dois encontros internacionais, em mais um ano de correalização com o Terra, maior empresa latino-americana de mídia digital. Do dia 4 ao dia 6, acontece o MediaOn – 6º Seminário Internacional de Jornalismo Online, e de 5 a 7 de dezembro, o 4º Seminário Internacional Rumos Jornalismo Cultural, abrindo discussões sobre o jornalismo e a comunicação no século 21 e como o novo jornalista se comporta diante dos fenômenos causados pelas redes sociais, colaboração e mobilidade. É a primeira vez que os eventos ocorrem simultaneamente.

Todas as sessões têm transmissão ao vivo pelo site www.mediaon.com.br e pelo Portal Terra (www.terra.com.br) com extensa cobertura nas redes sociais como o Twitter e Facebook. A entrada é franca e os ingressos serão distribuídos 30 minutos antes de cada painel. Grupos podem fazer reserva antecipadamente para assistir aos debates por meio do email: itaucultural@comunicacaodirigida.com.br. Alunos e professores de cursos de comunicação de todo o Brasil podem se reunir para assistir às transmissões – se o coordenador se responsabilizar por uma lista de presença, 75% de participação (por evento) dá direito a certificação digital.

Com dois dias de debates além da realização de uma oficina de Newsgames, o MediaOn 2012 coloca em pauta as novas empresas de produção de conteúdo, o futuro das notícias nos dispositivos móveis, a realidade da publicidade no meio online, as mudanças na produção e distribuição do jornalismo em redes sociais e a transparência na cobertura da Copa do Mundo de Futebol. O evento, que tem curadoria dos jornalistas Antonio Prada, Fernanda Cerávolo e Jaime Spitzcovsky, receberá, entre outros convidados, Philip DeBevoise, presidente e co-fundador da Machinima Inc., empresa de entretenimento e vídeo que atualmente é o maior canal de entretenimento do YouTube; Burt Herman, e cofundador do Storify, plataforma de produção de reportagens com mídia social. Em 2012, o evento conta com o apoio da Online News Association (ONA).

Seminário Internacional Rumos Jornalismo Cultural

Já o 4º Seminário Internacional Rumos Jornalismo Cultural, que acontece em paralelo, com curadoria de Cristiane Costa e consultoria de Fábio Malini e José Geraldo Couto, tem como tema central o atual contexto social, no qual o jornalista de cultura coloca o público em contato com fontes e produtores – por meio de sites, blogs, mídias sociais, comunidades de interesse e projetos colaborativos –, sem o intermédio da mídia oficial. Na palestra de abertura, dia 5, Gumersindo Lafuente, ex-diretor de mídia digital do jornal El País, fala sobre o “Jornalismo cultural na era digital: do púlpito para a conversação com as audiências”, e no dia 7, o painel “Game também é cultura?”, que trata sobre a indústria de entretenimento que mais fatura no mundo, será seguida pela exibição do vídeo A Mecânica do jogo, documentário hipermídia e interativo que procura entender o papel da indústria e cultura de jogos no Brasil.

Ambos os encontros promovem oficina sobre Newsgames, como o desenvolvedor Gonzalo Frasca, que assinou o primeiro videogame oficial para uma campanha presidencial americana. Cada turma oferece 20 vagas, com inscrições a partir de 21 de novembro. Confira a programação completa, abaixo.

Na noite de abertura, 4 de dezembro, comemora-se o lançamento das publicações virtuais do Rumos Jornalismo Cultural 2011-2012: o e-book Mapeamento dos Programas de Treinamento nas Empresas de Comunicação em 2012 e a revista cultural contemporaneo.singular.

Programação

MediaOn – 6º Seminário Internacional de Jornalismo Online

Dia 4 de dezembro, terça-feira

20h30 – A Próxima Geração de Empresa de Mídia

Rede de entretenimento de vídeo para jogadores de games, a norte-americana Machinima tem mais de 2 bilhões de vídeos vistos mensalmente e é o canal de entretenimento número 1 de todos os tempos no YouTube, criando um novo paradigma na indústria de mídia.

Com Philip DeBevoise

Dia 5 de dezembro, quarta-feira

Painel 1

9h30 – Qual o Futuro da Notícia?

Quais são as últimas tendências e pesquisas, o futuro da mídia móvel e como planejar estratégias para produção e distribuição de notícias em celulares e tablets.

Com Amy Mitchell (Skype), Pedro Dória e Terence Reis

Mediação de Nelson de Sá

Painel 2

11h30 – A Nova Realidade da Publicidade – Como o Meio e a Mensagem Estão se Adaptando ao Novo Contexto Digital?

Discussão sobre as novas maneiras de ser relevante no turbilhão de informações do mundo digital.

Com Eco Moliterno, Guilherme Glezer e Roberto Martini

Mediação de Milton Jung

Painel 3

15h – Como a Tecnologia Está Mudando a Produção, a Distribuição e a Customização de Conteúdos?

Ferramentas mudam a maneira de produzir notícias. Quais os desafios para o jornalismo com a adoção das novas tecnologias?

Com Burt Herman e Carmela Ríos

Mediação de José Roberto de Toledo

Painel 4

17h – O Jogo da Informação na Copa do Mundo no Brasil

A cobertura jornalística do evento, as redes sociais e as possibilidades de um jogo mais transparente e participativo no campo da informação.

Com Andrew Jennings, Juca Kfouri e Walter de Mattos Jr.

Mediação de Bob Fernandes

Dia 6 de dezembro, quinta-feira

9h – Oficina de Newsgames

Com Gonzalo Frasca (20 vagas)

Seminário Internacional Rumos Jornalismo Cultural

Dia 5 de dezembro, quarta-feira

Abertura

20h – Jornalismo cultural na era digital: do púlpito para a conversação com as audiências

A desintermediação e o critério social mudaram de maneira radical a forma como as audiências chegam à informação cultural. Para alguns, isso é uma tragédia, para outros, uma grande oportunidade.

Com Gumersindo Lafuente

Apresentação Pablo Miyazawa

Dia 6 de dezembro, quinta-feira

Painel 1

15h – Se é bom não vende, se vende não é bom: desde quando gosto não se discute?

Por que tudo o que os críticos gostam eu detesto e porque eles detestam tudo o que eu gosto? Há gosto para tudo? Ainda é possível falar em valores estéticos, bom gosto e mau gosto?

Com Angélica de Moraes, Lobão e Sergio Rodrigues

Mediação José Geraldo Couto

Painel 2

17h30 – Curadoria de informação e jornalismo cultural na era digital

O conceito de curadoria vem ganhando cada vez mais espaço com as mídias digitais. Até que ponto esta nova realidade afeta repórteres e editores?

Com Giselle Beiguelman, Javier Celaya e Mànya Millen

Mediação Cristiane Costa

Painel 3

20h – Fora da zona de conforto

Hoje, as mídias sociais se tornaram o principal espaço para divulgação desta produção artística em ascensão. Artistas e produtores descobriram novas formas de sustentabilidade numa estrutura midiática em que fãs se tornam amigos e parceiros. A imprensa tende a se tornar um intermediário dispensável?

Com Alex Primo, Armando Antenore e Emicida

Mediação Fabio Malini

Dia 7 de dezembro, sexta-feira

13h30 – Oficina de newsgames

Com Gonzalo Frasca (20 vagas)

Painel 4

18h30 – Game também é cultura?

A indústria de entretenimento que mais fatura no mundo, à frente até do cinema, também produziu o primeiro tipo de narrativa genuinamente digital. Estaria nascendo uma nova forma de arte?

Com Arthur Protasio, Espen Aarseth e Lucia Santaella

Mediação Marcos Cuzziol

20h30 – Exibição do vídeo A Mecânica do jogo, seguida de breve debate com seus realizadores

Documentário hipermídia e interativo que procura entender o papel da indústria e cultura de jogos no Brasil.

Com Bruno Araújo e Carlos Oliveira

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem