Quinta-feira, 25 de Abril de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1034
Menu

MURAL >

Prêmio de jornalismo homenageia García Márquez

Por Alejandro Martínez em 16/07/2013 na edição 755

A Fundação para o Novo Jornalismo Iberoamericano, FNPI, e a prefeitura de Medellín, Colômbia, lançaram na semana passada (8/7) o novo prêmio internacional de jornalismo Gabriel García Márquez. O prêmio, inspirado na visão jornalística de García Márquez e em meio à recente nomeação de Medellín como cidade mais inovadora do mundo pelo Wall Street Journal, será oferecido aos melhores trabalhos jornalísticos em espanhol e português no continente americano e na península ibérica. Segundo a FNPI, tem “o objetivo de oferecer a mais importante premiação para incentivar a busca da excelência, a inovação e a coerência ética”.

A chamada será aberta em 26 de julho e fechará em 26 de agosto deste ano. Para mais informações, visite a nova página do prêmio. Jaime Abello Banfi, diretor geral da FNPI, disse em um comunicado de imprensa que este concurso vai assumir “a hibridez e a convergência que caracterizam um momento de profundas mudanças no ofício”. Para esse fim, os prêmios são divididos em cinco categorias: crônica e reportagem, imagem jornalística, cobertura noticiosa, inovação e reconhecimento à excelência. A chamada aceitará entregas em texto, vídeo, fotografia e áudio, mas também materiais de blogs, microblogs, redes sociais, gráficos, animações ou aplicativos em qualquer plataforma.

Os ganhadores e os finalistas em cada categoria receberão um prêmio de 15 mil e 2,5 mil dólares, respectivamente. Também serão convidados em novembro à cerimônia em Medellín, aonde se organizarão atividades para o público como conferências, workshops e exposições. “Acreditamos que este é um prêmio que vai colocar em prática os ideais de Gabo”, disse Abello Banfi. “É uma mudança muito importante no enfoque e é um prêmio para o jornalismo que está em voga e para o que está por vir, porque faz com que as pessoas pensem nas transformações do jornalismo e que elas estão alinhadas com ética, inovação e serviço público.”

  • comentários
  • Todos os comentários

    x

    Indique a um amigo

    Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

    O Campos com * são obrigatórios.

    Seus dados

    Dados do amigo (1)

    Dados do amigo (2)

    Mensagem