Sábado, 24 de Fevereiro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº975

MURAL > MOSTRA ECOFALANTE DE CINEMA AMBIENTAL

Homenagem a Washington Novaes

18/03/2014 na edição 790

rnalista André Trigueiro para o catálogo da Mostra, tem uma trajetória de mais de 50 anos em jornalismo, e não gosta de ser definido como ambientalista ou jornalista ambiental: "Eu sou jornalista há 57 anos, e se trato muito dessas questões é porque não há como isolar o meio ambiente do restante. O meio ambiente está em tudo, na nossa vida toda, em tudo que a gente faz. Então, não pensar nas chamadas questões ambientais significa deixar os problemas crescerem, e esses problemas são cada vez maiores", declarou em entrevista às jornalistas Paulina Chamorro e Mônica C. Ribeiro.

Novaes foi Secretário de Meio Ambiente Ciência e Tecnologia do Governo do Distrito Federal nos anos de 1991 e 1992 e tem vários livros publicados, entre eles “Xingu” (Brasiliense), “A quem pertence a informação” (Nova – Assessoria e Publicações), “A Terra pede água” (Sematec/BSB) e “A Década do Impasse” (Editora Estação Liberdade). Participa de vários livros com outros autores.

Foi consultor do “Primeiro Relatório Brasileiro para a Convenção da Diversidade Biológica”, dos “Relatórios sobre Desenvolvimento Humano” da ONU, de 1996 a 1998, sistematizador da “Agenda 21 Brasileira – Bases para a Discussão”. Atualmente é colunista dos jornais O Estado de S. Paulo e O Popular (de Goiânia, onde vive). Na TV Cultura de São Paulo é supervisor de Biodiversidade e comentarista do programa Repórter Eco.

“Por onde passou, ‘contaminou’ os colegas de profissão com essa estranha determinação em denunciar as mazelas de um modelo de desenvolvimento predador, de curto prazo e condenado ao fracasso por destruir os recursos naturais não renováveis fundamentais à vida e à própria economia. Inteligência, credibilidade, boas fontes e um texto irretocável (direto, incisivo, recheado de dados invariavelmente contundentes) foram aliados preciosos para abrir, aos poucos, os merecidos espaços que conquistaria ao longo dessa jornada”, define André Trigueiro no texto produzido para o catálogo da Mostra.

Serviço

Homenagem a Washington Novaes

Data: 25/03/2014

Horário: 21h

Local: Museu da Imagem e do Som – MIS (Avenida Europa 158, Pinheiros, São Paulo/SP)

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem