Sexta-feira, 24 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

MURAL > DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Unicamp oferece curso a estudantes de todas as áreas

15/07/2014 na edição 807

Como divulgar ciência para o público leigo e contribuir para uma melhor cobertura do tema? Qual o papel do pesquisador na relação com o jornalista, no processo da produção de notícias sobre Ciência, Tecnologia e Inovação? Foi pensando em responder essa e outras questões que professores do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor/Unicamp) oferecem, pela primeira vez no país, um curso destinado à divulgação científica para alunos de graduação de todas as áreas de conhecimento.

A primeira edição desta disciplina será oferecida no segundo semestre letivo, no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp, às terças-feiras, das 14 às 16 horas. Pretende iniciar uma aproximação entre academia e sociedade, por meio de reflexões sobre a comunicação da ciência para o público não especializado, levando em consideração o papel e as responsabilidades da ciência, dos cientistas e jornalistas perante a sociedade. Esta é a primeira vez que uma disciplina de Divulgação Científica é oferecida em uma universidade brasileira, com foco no pesquisador. Normalmente ocorrem em cursos de Jornalismo.

A disciplina será oferecida, em conjunto, pela jornalista e professora do Labjor Graça Caldas e pela bióloga e divulgadora científica Germana Barata, também do Labjor. “A disciplina quer contribuir para que os futuros cientistas incorporem a divulgação científica na sua rotina profissional, seja como fontes de informação ou como divulgadores da ciência”, ressalta Germana Barata. O curso também vai se pautar pelo ponto de vista do leitor, para a necessária interface ciência e comunicação, encontrando a mediação possível e as múltiplas abordagens da divulgação científica.

O novo curso de Divulgação Científica da Unicamp, de acordo com Graça Caldas, “pretende preencher uma lacuna na formação de futuros pesquisadores para que possam compreender o papel da mídia em geral no processo de comunicação pública da ciência”. A proposta é incentivar a comunicação da ciência voltada para o público leigo de forma efetiva e sem ruídos. É destinado a estudantes de graduação das áreas de Ciências Humanas, Exatas e Biológicas. O programa completo da disciplina já está disponível no site do IEL. As inscrições dos interessados já estão abertas e deverão ser feitas até o dia 19 de julho. O início das aulas será no dia 5 de agosto (terça-feira).

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem