Quarta-feira, 21 de Agosto de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1051
Menu

MURAL >

Novo olhar sobre as mudanças climáticas

Por Carlos Vogt, Susana Oliveira Dias e Carolina Canta em 09/09/2014 na edição 815

É com grande alegria que a Sub-rede Divulgação Científica e Mudanças Climáticas, da Rede CLIMA, anuncia o lançamento da revista ClimaCom Cultura Científica – pesquisa, jornalismo e arte e de sua primeira chamada para publicações de artigos, resenhas, produções artísticas e culturais. 

ClimaCom aposta em outras possibilidades de comunicar com as mudanças climáticas. A revista é formada por três seções complementares: “pesquisa”, com a publicação de artigos indexados e submetidos a peer review; “jornalismo”, com reportagens e notícias publicadas mensal e semanalmente; e “arte”, um espaço expositivo no qual podem ser publicadas produções artísticas e culturais nas mais diversas modalidades (vídeo, áudio, fotografia, escrita, pintura, desenho etc.). 

Na edição de lançamento de ClimaCom, nosso tema serão as “Redes”. Vamos explorar o que pode uma rede e procurar compreender como artes, ciências e filosofias pensam e experimentam a criação em rede. Uma história que começa a ser contada com uma reportagem mas que, ao longo de seu curso, é atravessada por ensaios, artigos, notícias, produções audiovisuais… Queremos colaborar com o debate sobre o impacto da noção de “redes” na abordagem do tema “mudanças climáticas” acolhendo ensaios, artigos, resenhas, desenhos, fotografias, vídeos etc. que promovam multiplicações no pensamento com os fenômenos políticos, sociais e culturais do presente. Um enredo que desejamos ver traçado por várias mãos. Inclusive as suas. 

Por isso, convidamos à submissão de artigos, resenhas e produções artísticas e culturais para este primeiro dossiê, que será publicado no dia 15 de dezembro de 2014. Esses materiais devem ser adequados às normas para publicação e enviados à Comissão Editorial até 15 de outubro de 2014 (mais informações aqui). 

A revista ClimaCom Cultura Científica – pesquisa, jornalismo e arte constitui-se numa das ações da Sub-rede Divulgação Científica e Mudanças Climáticas, da Rede CLIMA. Coordenada pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Unicamp, o intuito desta Sub-rede é o de promover articulações inovadoras entre pesquisas e pesquisadores das Sub-Redes já existentes na Rede CLIMA, coordenada pelo INPE, e também gerar conexões inéditas com as ciências humanas, a comunicação, a educação, a filosofia e as artes, através do estabelecimento de parcerias com investigadores de diversas instituições brasileiras e estrangeiras. 

Buscando articular pesquisa e comunicação, a Sub-rede Divulgação Científica e Mudanças Climáticas está desenvolvendo uma série de linhas de ações, que podem ser consultadas em http://divulgacaocientifica.mudancasclimaticas.net/.

******

Carlos Vogt, Susana Oliveira Dias e Carolina Cantarino Rodrigues são professores doutores da Unicamp, integrantes da Coordenação da Sub-rede Divulgação Científica e Mudanças Climáticas da Rede CLIMA

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem