Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

MURAL > JORNALISMO AMBIENTAL

Abraji realiza seminário em Porto Alegre

16/11/2004 na edição 303

A ABRAJI (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) realiza no próximo fim de semana, em Porto Alegre, um seminário sobre jornalismo investigativo e meio ambiente. Com apoio do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul e da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FABICO-UFRGS), o seminário abordará temas relacionados aos desafios e questões do jornalismo ambiental. Segue a programação:


No sábado, 20/11


Os desafios do jornalismo investigativo


Será feita uma apresentação da Abraji, com exposições sobre as condições para o jornalismo investigativo no país e América Latina. O início do debate sobre meio ambiente questionará como é possível integrar a cobertura ambiental aos assuntos ‘sérios’, fugindo do paradigma que trata a notícia sobre meio ambiente como ‘fait-divers’.


Para não se perder na selva da informação


O debate tratará da complexidade dos temas ambientais. Cada vez mais, cobrir questões como a dos transgênicos, por exemplo, exige conhecimentos ambientais, científicos, econômicos e políticos. Os interesses são fortes, as informações são conflitantes e os jornalistas estão no meio do tiroteio. Quais são os melhores caminhos para que os jornalistas cubram bem esses temas cada vez mais complexos?


A independência no fogo cruzado das fontes


Em todas as áreas do jornalismo, a questão das fontes é fundamental. Nos temas ambientais não seria diferente. Quem pauta o jornalismo ambiental? Como manter independência em relação às fontes da sociedade civil, de órgãos governamentais e de pesquisa para levar informação de qualidade para o leitor.


No domingo, 21/11


Jornalismo Investigativo e Judiciário


Todas as formas de jornalismo, no Brasil e no exterior, têm sido assombradas pela crescente onda de processos contra a imprensa. Inclusive a ambiental. O debate contará com os convidados especiais: Lúcio Flávio Pinto e Barbara Crossette.

Informações


20 e 21 de novembro de 2004 – Auditório da FABICO/UFRGS

Rua Ramiro Barcellos, 2705, térreo, Porto Alegre, RS


As inscrições podem ser feitas no próprio local, a partir das 8h30 de sábado (20/11).

Solicita-se que, se possível, os interessados enviem até as 17h de sexta-feira (19/11) seus dados pessoais (nome completo, endereço, instituição, cargo/função, telefone e e-mail) para os endereços eletrônicos: ilza.girardi@ufrgs.br e abraji@abraji.org.br. Outras informações também podem ser solicitadas por estes e-mails.


A taxa de inscrição é de R$ 50,00. Alunos da FABICO/RS e sócios da ABRAJI em dia com a anuidade pagam R$ 30,00.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem