Domingo, 23 de Setembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1005
Menu

MURAL > PLENÁRIA NACIONAL

Convergência digital na agenda do encontro

Por FNDC em 22/04/2008 na edição 482

A convergência digital é o primeiro tema a ser debatido na XIV Plenária Nacional do FNDC, que acontecerá em Brasília, nos dias 16 e 17 de maio. É pano de fundo na construção de um novo marco regulatório para a Comunicação Social, porque estrutura um novo paradigma para o setor.

Mais do que uma nova configuração tecnológica para as comunicações, a convergência digital dos meios assinala um modelo inovador de distribuição de conteúdos e imprime suas marcas na cultura, na economia e na política. O cenário atual evidencia a disputa que travam as empresas de radiodifusão (televisão e rádio) com suas concorrentes, as gigantes das telecomunicações (telefonia), que entram no mercado da comunicação social para distribuir conteúdo.

O impacto da convergência é grande sobre todos os aspectos da vida social. Se bem calçada em políticas públicas, a digitalização das mídias pode possibilitar a democratização do acesso à informação, a inclusão digital, social, e mesmo a independência da nação. Isso dependerá, entretanto, das escolhas que o Brasil faz.

Para construir junto essas escolhas (pensando como nação), é que o FNDC propõe, em seu primeiro painel na XIV Plenária, o tema Convergência e Comunicação Social. Participam dessa mesa de debates o Ministério das Comunicações, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), a Associação Brasileira de Concessionárias de Serviço Telefônico Fixo Comutado (Abrafix) e o Conselho Gestor da Internet (CGI.Br).

As inscrições para o evento já estão abertas. Para informações, clique aqui. Os painéis apresentados no dia 16 de maio serão abertos à participação do público.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem