Sábado, 20 de Julho de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1046
Menu

MURAL >

Curso Online Aberto e Massivo sobre jornalismo de dados

Por lgarcia em 07/05/2013 na edição 745

Após o sucesso de seus três primeiros Cursos Online Abertos e Massivos (MOOCs, na sigla em inglês), o Centro Knight para o Jornalismo nas Américas oferecerá um quarto curso, intitulado “Introdução ao Jornalismo de Dados”, com a jornalista e especialista no tema Sandra Crucianelli. Clique aqui para se inscrever.

O curso em espanhol, de cinco semanas de duração e gratuito, será realizado entre 13 de maio e 16 de junho de 2013. Assim como nos MOOCs anteriores, o curso está aberto para qualquer pessoa do mundo com conexão à internet.

“Muita ente me pergunta: 'O que jornalismo de dados? É algo que tem a ver com jornalismo de precisão, jornalismo investigativo ou jornalismo analítico?'", disse Crucianelli. “Digo que é o jornalismo de sempre, só que agora acrescentamos funções adicionais. A primeira grande distinção, uma grande quantidade de dados. As outras duas coisas são a incorporação de um programador à equipe de notícias e de equipamentos que permitam a visualização interativa desse grande volume de informação”.

“Introdução ao Jornalismo de Dados” abordará os conceitos básicos do jornalismo de dados, o estado atual da prática pelo mundo, novas ferramentas digitais para busca e exploração de dados, matemática e estatística para jornalistas, técnicas de visualização de informações e melhores práticas no desenvolvimento de aplicativos de notícias (apps de notícias).

O curso de Crucianelli's ajudará jornalistas a entender as técnicas e ferramentas envolvidas na prática do jornalismo baseado em dados adotadas em redações de todo o mundo e como aplicá-las. Jornalistas aprenderão como buscar e extrair dados de documentos com facilidade, e também como usar ferramentas simples para processar e visualizar dados.

Para Crucianelli, a existência de várias iniciativas por toda América Latina – entre eles os projetos de Gianina Segnini no La Nación da Costa Rica e o de Gustavo Faleiros no Brasil – demonstra que o jornalismo de dados está ao alcance de todos e não se limita aos grandes veículos.

“Há pequenos sites ou pequenas iniciativas por aí e muito interesse por conhecimento”, acrescentou. “Essa são as condições necessárias para poder começa a exercer essa prática sem desculpas”.

Será o quarto curso desde que o Centro Knight começou com os programas de MOOCs, em outubro do ano passado, com com duas edições em inglês de “Introdução à Infografia e à Visualização de Dados”, com Alberto Cairo. “Introdução ao Jornalismo de Dados” também será o segundo MOOC em espanhol do Centro Knight.

"O jornalismo de datos é um dos temas com mais demanda na profissão e, embora esse curso seja voltado para jornalistas, poderá ser útil para outros profissionais, pois um dos grandes desafios hoje é trabalhar cm grandes volumes de informação online", disse o professor Rosental Calmon Alves, fundador e diretor do Centro Knight. "Estou seguro de que esse curso será um sucesso , como todos os que Crucianelli comandou para o Centro Knight nos últimos dez anos".

Sandra Crucianelli é uma jornalista investigativa e professora. Crucianelli é reconhecida internacionalmente como expert em recursos digitais e jornalismo baseado em dados. Ela já capacitou jornalistas em todos os países da América Latina em oficinas e seminários presenciais e on-line, incluindo vários cursos e seminários para o Centro Knight para o Jornalismo nas Américas.Também é membro do conselho assessor do Centro de Jornalismo Digital da Universidade de Guadalajara, no México; docente do Media Center da Universidade Internacional da Flórida (FIU) e fundadora do Solo Local.Info, projeto de jornalismo digital hiperlocal. É autora do livro "Ferramentas Digitais para Jornalistas", publicado pelo Centro Knight. Além disso, é uma Knight International Journalism Fellow e investigou o uso de dados no jornalismo. 

Um MOOC é um novo tipo de programa de aprendizagem que foi designado para atingir um grande número de estudantes. Em geral, a maioria dos MOOCs são cursos de universidades que foram gravados em vídeo e adaptados para ser compartilhados na internet.

No entanto, os MOOCs do Centro Knight são distintos. Além de ter foco em temas jornalísticos, os cursos são criados especialmente para o programa e tentam incentivar o máximo de interatividade entre alunos e instrutor. Os MOOCs do Centro Knight não são cursos universitarios formais e não podem ser utilizados para receber nenhum tipo de crédito universitário.

O MOOC pioneiro do Centro Knight foi desenvolvido especialmente para esse novo formato massivo, e pretende encorajar o maior número de interações entre estudantes e entre instrutor e estudantes possível. Em 8 de março, o Centro Knight lança seu primeiro MOOC em espanhol, "Como Melhorar a Cobertura Eleitoral". Clique aqui para mais informações.

O curso de Crucianelli incluirá classes en vídeo, tutoriais, leituras, exercícios e exames. Assim como os outros MOOCs do Centro Knight, o curso será dividido em módulos semanais, que poderão ser acessados a qualquer momento, mas certas atividades serão realizadas ao vivo.

Diferentemente dos cursos regulares do Centro Knight, no MOOC não há processo de seleção. Após se registrar pela internet, os interessadoa receberão instruções sobre como se inscrever. Uma vez inscritos, os participantes terão acesso imediato ao programa de classes, informação básica sobre o curso e um vídeo com a instrutora sobre como será o MOOC.

Embora o curso seja gratuito, que quiser um certificado deverá pagar uma taxa administrativa de 30 dólares. O documento só será entregue a quem participar ativamente do curso. Os certificados serão enviados por email em PDF.

O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas foi criado pelo professor Rosental Alves na Escola de Jornalismo da Universidade do Texas em Austin em agosto de 2002, graças a generosas doações da Fundação John S. e James L. Knight. O Centro Knight também recebe contribuições de outros doadores, incluindo as Fundações Open Society e a Universidade do Texas em Austin. O principal objetivo do Centro Knight é ajudar jornalistas da América Latina e do Caribe a elevar a qualidade do jornalismo em seus países.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem