Sexta-feira, 18 de Agosto de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº954

MURAL > FÓRUM DE DEBATES

Ética, mercado e futuro da mídia

01/03/2005 na edição 318

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro promove o 1º Fórum de Debates "A crise da imprensa: ética, mercado e futuro da mídia", que será realizado na Firjan (Rua Graça Aranha, nº 1, Centro, Rio de Janeiro) nos dias 9, 16, 23 e 30 de março, das 9h30min às 12h.


***


Programação


Dia 9/03


De 9h às 9h30 – Credenciamento


9h30 – Painel: O mercado de trabalho


Temas: O jornal impresso cada vez menos lido; A perspectiva das outras mídias; A sinergia entre veículos e o impacto no mercado de trabalho; Mudanças tecnológicas e suas conseqüências; Preparação e formação profissional: o funil entre a universidade e o mercado.


Expositores: Ricardo Boechat (diretor de jornalismo da Band e colunista do Jornal do Brasil); Fritz Utzeri (jornalista e escritor); Mariza Tavares (diretora executiva da CBN).


Mediador: Aziz Filho, chefe da sucursal-Rio da revista IstoÉ e presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro.


10h30 – Coffee break


11h – Debate


Dia 16/3


De 9h às 9h30 – Credenciamento


9h30 – Painel: A responsabilidade social da imprensa


Temas: A busca da audiência e/ou leitores: limites éticos; Ética interna nas redações; O trabalho do jornalista e a "indústria do dano moral".


Expositores: Luiz Garcia (articulista do jornal O Globo; Alberto Dines (editor do Observatório da Imprensa); Jens Glusing (vice-presidente da Associação de Correspondentes da Imprensa Estrangeira no Brasil).


Mediador: Chico Otavio, repórter do jornal O Globo e diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro e da Abraj.


10h30 – Coffee break


11h – Debate


Dia 23/3


De 9h às 9h30 – Credenciamento


9h30 Painel: O departamento comercial e o poder público: suas relações com a redação.


Temas: Parâmetros e limites; Interferências na linha editorial; Cadernos e suplementos criados com a perspectiva da captação de anúncios.


Expositores: Marcelo Beraba (ombudsman da Folha de S. Paulo); Ricardo Bruno (secretário de Comunicação Social do Governo do Estado do Rio de Janeiro); Gabriel Nogueira (chefe da Assessoria de Imprensa da Caixa Econômica); Sandra Sanches (gerente-geral de Marketing de Negócios do jornal O Globo).


Mediador: Israel Tabak (repórter político do Jornal do Brasil e diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro


10h30 – Coffee break


11h – Debate


Dia 30/3


De 9h às 9h30 – Credenciamento


9h30 – Painel: A guerra da concorrência


Temas: Estrutura no mercado da mídia no Brasil; Práticas lesivas de concorrência; Hegemonia e monopólio; Possibilidades de democratização e novas fontes de financiamento – Pró-Mídia.


Expositores: Regina Augusto (editora-chefe da revista Meio & Mensagem; Hélio Tuchler (vice-presidente do Jornal do Brasil; Armando Strozenberg (presidente da Associação Brasileira de Propaganda); Paulo Fraga (diretor comercial do jornal O Dia; Mário Rigon (gerente-geral comercial do jornal O Globo).


Mediador: Cid Benjamin (professor da Faculdade de Comunicação Helio Alonso e diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro)


10h30 – Coffee break


11h – Debate

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem