Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

MURAL > MÍDIA E DROGAS

Entrega do prêmio Gilberto Velho abre seminário no Rio

Por lgarcia em 20/11/2014 na edição 825

A entrega do Prêmio Gilberto Velho Mídia e Drogas, primeiro do gênero dedicado ao tema no Brasil, vai abrir o seminário “Drogas: Legalização + Controle”, no próximo dia 24 de novembro, no Rio de Janeiro. O evento, promovido pelo ramo brasileiro da Law Enforcement Against Prohibition (LEAP) – a Associação dos Agentes da Lei contra a Proibição (LEAP BRASIL) –, em parceria com o Fórum Permanente de Direitos Humanos da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ).

O prêmio é uma realização do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC), da Universidade Candido Mendes (RJ) e tem o objetivo de estimular o debate público sobre políticas e legislação relacionadas às drogas. O júri formado por jornalistas e especialistas no tema avaliou 48 reportagens, produzidas em 11 estados do país, publicadas entre 1 de janeiro e 22 de outubro de 2014. Serão anunciados os vencedores do primeiro e segundo lugar, cujas premiações serão de R$ 7 mil e R$ 3 mil, além de uma menção honrosa.

O seminário

Além de reunir policiais, juízes e outros atores da justiça criminal, o seminário contará com a presença do jornalista norte-americano Glenn Greenwald, que produziu um conjunto de reportagens sobre os documentos da NSA – revelados por Edward Snowden – e garantiu aos periódicos The Guardian e The Washington Post o Prêmio Pulitzer 2014. Greenwald é advogado e fez um estudo sobre a política de drogas em Portugal, intitulado Drug Decriminalization in Portugal: Lessons for Creating Fair and Successful Drug Policies. Em fevereiro de 2014, ele criou, junto com Laura Poitras e Jeremy Scahill, o Intercept, um novo veículo de mídia, dentro do site First Look Media.

O Delegado de Polícia Civil Orlando Zaccone coordenará a mesa com a Dra. Raquel Peyraube, médica e assessora do Instituto de Regulação e Controle da Cannabis (IRCCA) do Uruguai. Raquel Peyraube vai relatar em detalhes o processo de legalização e regulação da maconha, liderado pelo governo do Uruguai.

O seminário contará também com uma roda de conversa com porta-vozes da LEAP e o público, em mesa coordenada pela Inspetora de Polícia Civil do RJ, Marina Lattavo, na qual participarão o Coronel (reformado) e ex-Chefe do Estado-Maior da Polícia Militar do RJ, Jorge da Silva; o Tenente da Polícia Militar da Bahia, Danillo Ferreira; o Inspetor de Polícia Civil do RJ, Francisco Chao; e a Delegada de Polícia Civil do RJ, Sandra Ornellas.

FICHA DO EVENTO:

Entrega  do Prêmio Gilberto Velho Mídia e Drogas / Seminário DROGAS: LEGALIZAÇÃO + CONTROLE

QUANDO: dia 24/11/2014 das 9h às 13h30

ONDE: Auditório Antônio Carlos Amorim – Av. Erasmo Braga, 115 – 4a andar – Centro/RJ

Informações e Inscrições GRATUITAS E LIMITADAS:

http://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos2014/drogas_legalizacao-controle.html/

fone (21) 3133 3369

Informações sobre o Prêmio Gilberto Velho Mídia e Drogas

Daniella Vianna – daniella@ucamcesec.com.br

(21) 2531 2033/ 2232 0007

www.premiogilbertovelho.com.br

Informações sobre o seminário

Cecilia Oliveira

(21) 98376 6949

ceciliaolliveira@gmail.com

www.leapbrasil.com.br

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem