Saturday, 20 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Lalo Leal apresenta Ver TV

Estréia em 16 de fevereiro o programa Ver TV, realização da TV Nacional e da TV Câmara com o objetivo de discutir o papel da TV na sociedade, os avanços tecnológicos e as questões éticas de uma TV de qualidade, comprometida com a cidadania. O programa tem apoio da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados.

A apresentação é do sociólogo e jornalista Lalo Leal, professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. ‘Pela primeira vez nos 55 anos de existência da TV no Brasil teremos um programa dedicado à discussão da própria televisão, com a preocupação de mostrar suas conquistas e seus desafios’, afirma. Pesquisador na área de políticas da Comunicação, Lalo é autor dos livros Atrás das câmeras – Relação entre Estado, Cultura e Televisão e A melhor TV do mundo – O modelo britânico de televisão. Lalo conta que a idéia de criar o VER TV baseou-se na constatação de que a televisão brasileira não abre espaço para uma auto-reflexão. ‘Essa preocupação foi intensificada diante do lançamento da campanha Quem financia a baixaria é contra a cidadania, promovida pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados’, explica, acrescentando que o objetivo é manter um canal aberto com os telespectadores para refletir sobre a televisão que chega diariamente a 90,9% dos lares brasileiros que, segundo o IBGE, têm aparelho receptor.

Três especialistas

Com uma hora de duração e a participação de três especialistas nos temas em debate, as primeiras edições discutirão assuntos como a função social da TV, a classificação indicativa, a programação infanto-juvenil, o papel da mulher na TV e a TV digital.

O Ver TV tem apoio ainda de organizações como o Conselho Federal de Psicologia e a Coordenadoria Ecumênica de Serviço (Cese). Os dois milhões de moradores do Distrito Federal podem assistir ao programa Ver TV sintonizando às quintas-feiras, às 22h30, no canal 2, TV Nacional, emissora da Radiobrás que integra a rede pública de televisão. A transmissão será simultânea no canal a cabo NBR, também da Radiobrás, e na TV Câmara.

Críticas e sugestões podem ser enviadas pelo e-mail vertv@radiobras.gov.br.

******

Produção do Ver TV na TV Nacional; tel.: (61) 3327-4479/4485