Sábado, 23 de Junho de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº992
Menu

MURAL > COMCIÊNCIA

Nas águas dos rios

15/02/2005 na edição 316

Está no ar o número 62 da revista mensal eletrônica de jornalismo científico ComCiência (www.comciencia.br), publicada pelo Labjor (www.labjor.unicamp.br) e pela SBPC (www.sbpcnet.org.br/). O tema desta edição é ‘Rios’.

Os artigos são: ‘Rio Grande’, de Carlos Vogt; ‘Riscos da transposição’, de Clóvis Cavalcanti; ‘Impactos econômicos, sociais e ambientais na implantação de obras hidroviárias, segundo a percepção dos beneficiários’, de Alivinio Almeida; ‘Irapé: a catedral tecnológica e a supressão de uma paisagem’, de Márcio Santos; ‘O olhar de um antropólogo sobre a gestão pública da água como um bem econômico no Brasil’, de Carlos José Saldanha Machado; ‘Um povo esquecido: projetos apagam a biodiversidade e o território tradicional no Rio São Francisco’, de Renata Marson Teixeira de Andrade; ‘Aqüicultura: desafios para fazer peixes para os rios sem peixes’, de Juliana Schober; ‘Hidronegócio’, de Roberto Malvezzi; ‘Quais os impactos socioambientais da transposição do Rio São Francisco?’, de Arlete Moysés Rodrigues; ‘Tenotã-mõ. Alertas sobre os conflitos sociais e prejuízos ambientais dos projetos de hidrelétricas no Rio Xingu, Pará, Brasil’, de A. Oswaldo Sevá Filho.

As reportagens:

‘Integração do São Francisco prioriza desenvolvimento econômico regional’, ‘Gestão das águas e soluções técnicas tradicionais são alternativas à transposição’, ‘Revitalização de rios é discutida hoje, mas resultados demorarão a aparecer’, ‘Grandes obras priorizam o aguabusiness e intensificam desigualdades’; ‘Interesses econômicos prevalecem nas grandes obras em rios’, ‘Cultura ligada aos rios é prejudicada com grandes obras e urbanização’, ‘Autoritarismo emperra gestão participativa das águas’.

Entrevistas: ‘Ciro Gomes garante que transposição é medida mais apropriada’ (André Gardini entrevista Ciro Gomes), ‘Diretor do Ippur critica mercantilização da água’ (Márcia Tait entrevista Carlos Bernardo Vainer); ‘Seca e poder’, entrevista com Celso Furtado, por Marta Kanashiro.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem