Segunda-feira, 20 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

MURAL > SUBSÍDIOS PARA A MÍDIA

Núcleo da UFF reúne civis e militares

30/11/2004 na edição 305

[do release da universidade]

Está marcada para a sexta-feira 3 de dezembro, às 18h, a cerimônia de posse dos integrantes do Conselho Acadêmico do Núcleo de Estudos Estratégicos (Nest) da Universidade Federal Fluminense, na Sala dos Conselhos Superiores, 3º andar da Reitoria, na Rua Miguel de Frias, 9, Niterói (RJ).

Serão empossados os professores Antônio Celso Alves Pereira, Eurico de Lima Figueiredo (presidente), Luís Manuel Rebelo Fernandes, Otávio Guilherme Cardoso Alves Velho, José Raymundo Martins Romêo, Renato Lessa e Theotônio dos Santos; e os oficiais-generais das Forças Armadas almirante-de-esquadra Mauro César Rodrigues Pereira, general-de-exército Luiz Gonzaga Schröeder Lessa e major-brigadeiro-do-ar Rui Moreira Lima.

O Núcleo de Estudos Estratégicos foi criado em 21 de agosto de 1986. Nessa primeira fase, seu coordenador-executivo era o professor René Dreifuss, que por mais de uma década produziu importantes trabalhos. Devido a grave problema de saúde do professor Dreifuss, que morreu no ano passado, o núcleo ficou desativado. O professor Eurico de Lima Figueiredo, que atuou como coordenador-adjunto, foi efetivado como coordenador-executivo.

Análise e pesquisa

O Nest tem por objetivo a análise e a pesquisa nas áreas de estudos estratégicos, relações internacionais, defesa e segurança. Além disso, pretende desenvolver estudos sobre os rumos das relações entre as Forças Armadas e a sociedade. Também defenderá a necessidade de participação da universidade pública brasileira nas discussões dos objetivos estratégicos brasileiros no cenário internacional, tendo em vista a questão fundamental de nossa soberania nacional.

O Nest /UFF promoverá cursos e ciclos de palestras visando à formação de pessoal de alto nível na área de estudos estratégicos. Estabelecerá elos de cooperação tecnocientífica entre pesquisadores e estudiosos brasileiros e estrangeiros. Fará a estocagem e troca de informações de seus estudos criando um banco de dados. Incentivará o intercâmbio de idéias e projetos na malha nacional e internacional de estudos estratégicos, garantindo-lhes visibilidade e projeção. Pretende criar um portal eletrônico que permitirá o desenvolvimento de atividades interativas e convocações de reuniões virtuais destinadas à consolidação das pesquisas realizadas nas diferentes instituições participantes.

O professor Antônio Celso é ex-reitor da Uerj, ex-presidente da Faperj e atual presidente da Associação Brasileira de Direito Internacional; o professor Luís Fernandes é secretário- executivo do Ministério de Ciência e Tecnologia, foi diretor científico da Faperj e é professor-adjunto de Ciência Política da UFF; o general Schröeder Lessa é presidente do Clube Militar; o almirante Mauro César Pereira foi ministro da Marinha; o brigadeiro Rui Moreira Lima foi herói da Força Expedicionária Brasileira e preside a Associação Democrática Nacionalista de Militares; o professor Otávio Guilherme Velho, do Conselho Científico da Faperj, é professor-titular de Antropologia Social da Pós-Graduação do Museu Nacional/UFRJ; o professor José Raymundo Martins Romeo, ex-reitor da UFF, é conselheiro da Universidade das Nações Unidas e diretor de Assuntos Internacionais do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras; Renato Lessa, ex-presidente da Faperj, é professor-titular de Ciência Política da UFF e do Iuperj, e preside o Instituto Ciência Hoje; Theotônio dos Santos é professor-titular de Economia da UFF e coordenador da Cátedra e Rede da Unesco e da ONU sobre Economia Global e Desenvolvimento Sustentável.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem