Segunda-feira, 22 de Abril de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1033
Menu

MURAL >

Observatório de um homem só

21/05/2011 na edição 237

Escrito por um militar americano transferido há 14 anos para a Europa, o Eurosavant busca fazer um panorama da imprensa de países que não têm inglês como idioma oficial. Em forma de blog, o sítio acompanha nada menos que 61 jornais de Polônia, Bélgica, Hungria, Alemanha, França, República Tcheca, Dinamarca e Holanda, além de 7 da Inglaterra e Irlanda.

O autor, não identificado, afirma em página de apresentação que quer aproveitar os conhecimentos de línguas que acumulou em seu trabalho para possibilitar que as pessoas que só falam inglês possam saber o que se discute e pensa em outros países. As pautas que acompanha, de modo geral, são as que interessam a ele pessoalmente, mas há a possibilidade de o leitor enviar um e-mail solicitando atenção especial para determinado assunto. É claro que, como trabalha sozinho e tem o Eurosavant como um hobby, o autor não tem tempo para acompanhar todos os jornais diariamente. Mas ele se compromete a fazer uma busca o mais abrangente possível.

O resultado dessa louvável iniciativa é interessante. Entre as notas recentes há referência, por exemplo, ao deslocamento de tropas polonesas para o Iraque invadido, tema que será comentado regularmente pelo sítio. Da Bélgica, uma notícia curiosa sobre uma lei, abolida recentemente, que permitia a qualquer cidadão processar outra pessoa por genocídio e violação dos direitos humanos, por exemplo. Ela gerava problemas porque a Otan tem sede no país. Figurões como o secretário de defesa americano Donald Rumsfeld e o primeiro-ministro israelense Ariel Sharon tinham receio de viajar para lá porque qualquer belga poderia fazê-los sentar no banco dos réus.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem