Sábado, 24 de Fevereiro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº975

MURAL > MAC-USP

Os caminhos cruzados do jornalismo

03/08/2004 na edição 288

O Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP) inaugura, em 16 de agosto, o multievento ‘Os Caminhos Cruzados do Jornalismo’, em sua sede da Cidade Universitária, bairro do Butantã, cidade de São Paulo.

Trata-se de iniciativa da diretora do museu, Profa. Dra. Elza Ajzenberg, que vem realizando, desde o início deste ano, o programa ‘Arteconhecimento’, comemorativo dos 70 anos da USP. Mostras individuais, exposições coletivas e seminários acadêmicos constituem o programa que, neste segundo semestre, homenageia o campo do Jornalismo. Esse ramo de estudos foi ali iniciado há 37 anos, logo após a fundação da Escola de Comunicações Culturais, hoje .denominada Escola de Comunicações e Artes (ECA).

‘Os Caminhos Cruzados do Jornalismo’ estão sendo organizados pela equipe técnica do MAC, mas contando com a assessoria do Grupo de Estudos ‘Pensamento Jornalístico Brasileiro’ – PJ:Br – Núcleo de Jornalismo Comparado – Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP. Eles poderão ser percorridos através de três diferentes roteiros:

1. O Salão temático ‘ArteJornalismo’, instalado no Espaço Anexo do MAC, Edifício da Reitoria, Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, onde serão expostas obras de arte produzidas por três docentes fundadores do Curso de Jornalismo da ECA-USP. A mostra vai reunir obras fotográficas e cinematográficas de Thomaz Farkas; xilogravuras de Antonio Costela e trabalhos gráficos de Hélcio Deslandes. A curadoria do salão foi confiada às pesquisadoras Marcia Furtado Avanza e Alecsandra Matias de Oliveira. A entrada será gratuita.

2. A Exposição virtual ‘Jornalismo: Caminhos Cruzados com as Artes, Ciência e Tecnologia’. A intenção é reconstituir, de forma iconográfica, no MAC VIRTUAL, os perfis intelectuais e as histórias de vida da geração pioneira do Pensamento Jornalístico Uspiano. A curadoria da exposição foi confiada aos pesquisadores Marcelo Januário, Osmar Mendes Jr. e Fátima Feliciano. O acesso também será gratuito e estará disponível na rede mundial de computadores.

3. O Seminário acadêmico ‘Gênese do Pensamento Jornalístico Uspiano’, organizado como um Curso de Extensão Cultural, a ser realizado semanalmente, nas tardes de segunda-feira, no Auditório do MAC – Cidade Universitária, entre 16 de agosto e 20 de novembro de 2004. Coordenado pela Profa. Dra. Fátima Feliciano, o curso, através de palestras e depoimentos, focalizará as idéias jornalísticas seminais da ECA-USP, resgatando as trajetórias acadêmicas e profissionais da primeira geração dos professores do Departamento de Jornalismo. Serão revisitadas as carreiras de Antonio Costella, Cremilda Medina, Flávio Galvão, Francisco Morel, Freitas Nobre, Gaudêncio Torquato, Gileno Marcelino, Hélcio Deslandes, Jair Borin, José Marques de Melo, Juarez Bahia, Thomaz Farkas e Walter Sampaio. A programação completa pode ser consultada no site (www.macjor.cbj.net). O curso terá 80 vagas, aberto para estudantes e outros interessados. A taxa de inscrição foi estipulada em 60 reais por aluno. Os participantes que freqüentarem um mínimo de 80% das aulas receberão certificados. As inscrições podem ser feitas diretamente na Secretaria do MAC – Rua da Reitoria – Cidade Universitária – Butantã – na cidade de São Paulo – ou pelo e-mail (alemaoli@usp.br).

Maiores informações sobre o multievento ‘Os Caminhos Cruzados do Jornalismo’ podem ser obtidas na Assessoria da Imprensa da USP – tel. (11)3091-3300/3220 – ou pelo e-mail (osmarmendesjr@estadao.com.br).

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem