Quarta-feira, 18 de Outubro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº962

MURAL > FAPESP

Seminário “Ciência na Mídia” tem inscrições abertas

Por Karina Toledo em 10/04/2012 na edição 689

Reproduzido da Agência Fapesp, 10/4/2012

 

A forma como a imprensa brasileira tem abordado temas de ciência e tecnologia será debatida em um seminário organizado pela FAPESP no dia 16 de abril. O evento é gratuito e para participar basta preencher a ficha disponível na página www.fapesp.br/eventos/ciencianamidia.

O encontro terá formato de mesa de debates e reunirá jornalistas que atuam no meio impresso, na televisão e na internet, além de cientistas de diferentes áreas.

De acordo com o consultor de comunicação da FAPESP, Carlos Eduardo Lins da Silva, o objetivo é promover uma reflexão sobre a cobertura científica e discutir os problemas, as qualidades, aspectos éticos e as mudanças trazidas pelas novas tecnologias.

“A programação foi montada de modo a deixar apenas um jornalista e um cientista em cada mesa de debate. Esperamos que o fato de ter pouco debatedores abra mais espaço para o diálogo com a plateia”, disse Lins da Silva.

Para a abertura do evento foi convidado Clive Cookson, editor de ciência do jornal britânico Financial Times que há mais de 30 anos se dedica a cobrir temas de ciência e tecnologia em diversos países e diferentes veículos. Ele dividirá a mesa com Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP.

Em seguida, o papel da televisão no jornalismo científico será debatido por Paulo Saldiva, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, e pelo jornalista Roberto Wertman, editor do programa Espaço Aberto Ciência e Tecnologia, da Globonews. A mediação será feita por Mônica Teixeira, coordenadora geral da Univesp TV.

Após o almoço, o biólogo Fernando Reinach, do Fundo Pitanga, e o editor de Ciência e Saúde do jornal Folha de S.Paulo, Reinaldo José Lopes, falam sobre a cobertura no meio impresso, com mediação de Mariluce Moura, diretora de redação da revista Pesquisa FAPESP.

A presença da ciência na produção de noticiários será alvo do debate entre Thomas Lewinsohn, professor do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas, e a jornalista espanhola Sonia López, ex-editora da agência de notícias AlphaGalileo. A mediação será de Lins da Silva, que também é livre-docente em Comunicação pela USP.

Mais informações e inscrição: www.fapesp.br/eventos/ciencianamidia.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem