Quarta-feira, 12 de Dezembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1017
Menu

MURAL >

Simpósio comemora os 20 anos do Labjor

Por lgarcia em 05/12/2014 na edição 827

O Labjor – Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo, do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri), da Universidade Estadual de Campinas, comemora sua trajetória de 20 anos com o simpósio “A questão da Imprensa: tecnologia, transparência, autorregulação e desconcentração”. O evento acontece no dia 11 de dezembro e tem como objetivo debater as mudanças que vêm ocorrendo na imprensa ao longo dos anos, os novos formatos, provenientes das novas tecnologias, e os mercados e perfis profissionais que o novo recorte do jornalismo começa a oferecer.

O simpósio também vai debater o contexto histórico do Brasil e da imprensa nos anos 90, quando foi criado o Labjor. O público-alvo do evento é formado por jornalistas, professores e estudantes de jornalismo e profissionais ligados à divulgação científica. O evento é gratuito e as inscrições são limitadas.

Pela manhã a mesa de discussão terá como foco o momento de criação do Labjor, com a participação dos fundadores do Laboratório e dos membros da direção do Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo, que abriga o Observatório da Imprensa – Carlos Vogt, José Marques de Melo, Mauro Malin, Luiz Egypto de Cerqueira, Caio Túlio Costa e Eugênio Bucci. Após o almoço, haverá um debate sobre as tendências do jornalismo e seus desafios, tais como a autorregulação e a desconcentração da mídia e a formação de recursos humanos para atuarem no jornalismo e na divulgação científica, contando com a presença de Alberto Dines, Carlos Eduardo Lins da Silva, Marina Amaral, André Maleronka, Rafael Evangelista e Mariluce Moura. Um vídeodocumentário em comemoração ao aniversário também será exibido.

Veja aqui a programação completa.

O simpósio tem o apoio da Diretoria Geral da Administração/Unicamp, Unimed Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), CPqD, Sanasa, Banco do Brasil, Vininha e Associação Campineira de Imprensa.

Histórico

Em 1994, no seminário “A imprensa em questão”, Carlos Vogt, José Marques de Melo e Alberto Dines apresentaram o Labjor e discutiram os desafios enfrentados pela mídia jornalística no panorama contemporâneo das transformações socioculturais, político-econômicas e científico-tecnológicas. Desde então, o Labjor se expandiu e se tornou referência em divulgação científica e cultural no Brasil e na América Latina. O debate sobre ciência, tecnologia e sociedade ocorre nas diferentes publicações produzidas pelo laboratório: ComCiência, Ciência e Cultura, ClimaCom e na revista eletrônica Inovação – parceria com a agência InovaUnicamp, sempre com o propósito de se comunicar com o público em geral. O núcleo ainda oferece curso de especialização em jornalismo científico e mestrado em divulgação científica e cultural. O Labjor é parte do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri), um dos núcleos interdisciplinares de pesquisa, ensino e extensão da Unicamp.

O evento será realizado na Unicamp, das 9 às 17 horas. Haverá transmissão ao vivo pela internet. O link para a transmissão estará disponível no Portal da Unicamp (www.unicamp.br).

Serviço:

Data: 11 de dezembro de 2014. Horário: 9:00 às 17:00 horas.

Local: Auditório II da AFPU – Prédio da DGA / Cidade Universitária Zeferino Vaz / Unicamp.

Inscrições e programação: http://migre.me/nkvwf

Programação: http://www.labjor.unicamp.br/index.htm

Informações: (19) 3521-2586

Contato:

Simone Pallone spallone@unicamp.br

Fone (19) 3521-5189

Viviane Lucio viviane.lucio@ymail.com

Fone (19) 3521-2599

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem