Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Lista de jornalistas assassinados no mundo desde 1997

Uma lista constantemente atualizada com os nomes de jornalistas assassinados nos últimos anos pode parecer assunto um tanto mórbido, mas um detalhe tira o teor singularmente fúnebre da relação levantada pelo International Press Institute: todos os jornalistas apresentados perderam a vida exatamente por serem jornalistas (foram mortos ou exercendo a profissão ou porque estavam envolvidos em reportagens investigativas).

Conhecer o histórico do assassinato de jornalistas em exercício também ajuda a compreender o contexto histórico e os acontecimentos mais importantes de determinada época. Em 2012, por exemplo, 133 jornalistas perderam a vida enquanto estavam na ativa. Destes, 39 estavam cobrindo os conflitos na Síria.

A lista relata casos desde 1997 e cada nome de profissional da imprensa está atrelado a um link, o qual leva a um breve histórico relatando seus feitos e o momento de seu assassinato.

A relação já inclui casos de 2014 – e conta com dois brasileiros: o editor Pedro Palma e o cinegrafista, Santiago Andrade, cuja morte incitou uma série de investigações sobre a relação entre os Black Blocks e partidos políticos em nosso país.

Leia também

Jornalistas assassinados em todo o mundo desde 1997