Saturday, 20 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

SecureDrop: a plataforma para mandar informações confidenciais ao ‘The Guardian’

Após o já famoso caso Edward Snowden, muitos veículos estão ávidos pelo furo que pode dar novos rumos à História da imprensa e do mundo.

No entanto, a imprensa também sabe que exatamente por causa daquelas mesmas revelações de  Snowden todos estão sujeitos a monitoramento online e que enviar uma foto ou vídeo às redações pode ser comprometedor. Por isso – indo pelo mesmo caminho do The New Yorker, do ProPublica e do The Intercept –, agora o The Guardian também apresenta uma plataforma pela qual o leitor possa mandar seu material sem necessariamente se comprometer.

O SecureDrop é um site feito para quem deseja enviar documentos confidenciais aos repórteres do jornal The Guardian e evita as formas mais comuns de rastreamento online. A plataforma – que não utiliza cookies nem salva históricos de navegação – foi criada pelo ativista americano Aaron Swartz, que cometeu suicídio em 2013 após enfrentar um processo criminal sob acusação de ter roubado artigos acadêmicos dos servidores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Atualmente a ferramenta é mantida pela ONG Freedom of the Press Foundation.

Leia mais

SecureDrop: a plataforma para mandar informações confidenciais do The Guardian