Friday, 29 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Estudante que ofendeu atleta no Twitter é condenado à prisão

Liam Stacey, estudante de 21 anos que zombou no Twitter do jogador de futebol Fabrice Muamba, estrela do time de futebol inglês Bolton Wanderers, perdeu a apelação e ficará quase dois meses na prisão. Stacey fez piada no microblog depois que o jogador de origem congolesa teve um colapso e saiu desacordado de uma partida, no mês passado. Milhões assistiam ao jogo e temiam pela vida de Muamba, de 23 anos – médicos tentaram reanimá-lo em campo, sem sucesso, e o jogo foi cancelado. Enquanto isso, o estudante, bêbado, disparou o polêmico tuíte “LOL [rindo alto]. F### Muamba. Ele está morto!!!”. Após receber uma onda de críticas, ele respondeu com uma série de comentários racistas.

Críticos alegam que a pena imposta, de 56 dias, foi muito dura e teria sido politicamente motivada para tornar o caso de Stacey um exemplo. O juiz Wyn Williams, no entanto, rejeitou o argumento de que o estudante de biologia da Universidade de Swansea já tinha sido punido o suficiente. Segundo ele, Stacey admitiu a ofensa racista e por isso deve pagar pelo que fez. “Ele teve a intenção de dizer o que escreveu e de produzir o efeito que gerou”, alegou o juiz, ressaltando uma advertência que Stacey recebeu em março do ano passado, por desordem violenta, após ter sido expulso, bêbado, de um pub. Na ocasião, o jovem ameaçou e xingou policiais que chegaram ao local e foi preso por ofensa à ordem pública.

O advogado de Stacey, Paul Hobson, que não sabia da ofensa anterior, alertou para o efeito que a sentença teria entre sua família e amigos e sugeriu que serviços comunitários seriam mais apropriados. Segundo ele, o estudante tinha um futuro promissor e agora tem uma condenação criminal. Fabrice Muamba, que havia sofrido um mal súbito, passa bem. Na semana passada, foi postada na conta oficial do jogador no Twitter uma foto dele no hospital, sorrindo. Informações do Guardian [30/3/12].