Wednesday, 24 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

CETIC.br, referência em pesquisas sobre as TICs

Em março deste ano, o Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br), departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (Nic.br), criado para atender às demandas do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), foi elevado à categoria de centro de estudo regional da Unesco, o primeiro dedicado ao estudo da sociedade da informação.

Na cerimônia da assinatura do acordo entre a Unesco e o CETIC.br, Alexandre Barbosa, gerente do CETIC.br, disse que a parceria é, na prática, o “reconhecimento do avanço que o Brasil tem feito nos últimos anos no levantamento e utilização de indicadores relacionados à sociedade da informação”.

A revistapontocomentrevistou Alexandre Barbosa com o objetivo de entender um pouco mais sobre o trabalho do CETIC.br, que, em conjunto com o Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologias de Redes e Operações (CEPTRO.br) vai realizar, entre os dias 14 e 17 de maio, em São Paulo, a II Semana NIC.br de Metodologias de Pesquisa. A proposta é promover um espaço para a capacitação e discussão de temas sobre metodologias de pesquisas em TICs, com abordagem qualitativa e quantitativa. Clique aquie confira informações sobre o curso.

Na entrevista, Alexandre conta detalhes do curso e fala sobre a atual pesquisa que o CETIC.br está desenvolvendo no país: a TIC Crianças e TIC Kids Online, cuja divulgação dos dados está prevista para o final deste ano. Acompanhe.

O padrão metodológico da OECD e do Eurostat

Podemos dizer que, na área das TICs, o Brasil hoje já possui dados/pesquisas contundentes e confiáveis?

Alexandre Barbosa – Sim, o Brasil possui hoje uma série de pesquisas sobre o uso das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) em diversos setores da sociedade. O Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br) foi criado em 2005 com o objetivo de conduzir o processo da pesquisa sobre o uso das TICs no Brasil e com o enorme desafio de produzir, sistematizar, analisar e divulgar dados periódicos sobre o crescimento e uso da Internet brasileira. O CETIC.br tornou-se referência na produção de estatísticas TIC no Brasil.

Em que medida os estudos coordenados pelo CETIC.br vêm contribuindo para uma maior qualificação das pesquisas sobre as TICs no Brasil?

A.B. –Desde seu início, o processo de produção e desenvolvimento da pesquisa do CETIC.br foi realizado em sintonia com padrões internacionais de realização de pesquisas. Tem como referências o Observatório da Sociedade da Informação na América Latina e Caribe (Osilac) da Comissão Econômica para América Latina das Nações Unidas (Cepal) no contexto do Partnership on Measuring ICT for Development, iniciativa multilateral, com o objetivo de melhorar a qualidade e a disponibilidade de dados e indicadores sobre a evolução da sociedade da informação em todo o mundo. A iniciativa do Partnershipfoi lançada durante a 11ª reunião da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (UNCTAD), realizada em São Paulo, em junho de 2004, e reuniu diversas entidades internacionais. O CETIC.br participa também ativamente dos debates nacionais e internacionais para a definição dos indicadores-chave para a medição das TICs. As pesquisas realizadas pelo CETIC.br seguem, portanto, o padrão metodológico da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD) e do Eurostat (órgão estatístico oficial da União Europeia), assim como as referências internacionais, permitindo a comparabilidade internacional entre a realidade brasileira e a de outros países.

As pesquisas são muito caras

As pesquisas conduzidas pelo CETIC.br já impactaram as políticas públicas do Estado brasileiro? Há algum exemplo?

A.B. –Sim, temos vários exemplos de uso dos dados das pesquisas para o uso em políticas públicas, seja no processo de elaboração de políticas públicas, seja no processo de avaliação dessas políticas. Como exemplo podemos citar o Plano Nacional de Banda Larga, as políticas para os telecentros, o Proinfo, os planos de ação do governo eletrônico, entre outras.

Qual é o maior desafio de produzir pesquisas sobre as TICs no Brasil?

A.B. –O maior desafio é o custo das pesquisas.

Qual é o custo médio de uma pesquisa sobre as TICs no Brasil?

A.B. –O custo das pesquisas não é uma informação pública. Elas são financiadas pelo NIC.br. As pesquisas são caras por serem complexas a realização no campo, são de abrangência nacional, incluindo áreas rurais.

Metodologia internacional da pesquisa

Pode-se dizer que o Brasil vem criando uma metodologia própria na elaboração de pesquisas em TICs?

A.B. –O CETIC.br segue ao máximo padrões metodológicos internacionais, mas em várias situações faz-se necessário o desenvolvimento de metodologias próprias. Em ambos os casos, contamos com uma grande rede de acadêmicos e pesquisadores ligados às melhores universidades brasileiras e também no exterior que contribuem em nossos projetos e em nossas discussões metodológicas.

O sr. teria algum exemplo de uma metodologia própria, criada no contexto brasileiro?

A.B. –Por exemplo, a TIC E-Gov e a TIC Lan houses.

A II Semana NIC.br de Metodologias de Pesquisa vai ao encontro de um estabelecimento/criação de uma metodologia própria brasileira?

A.B. –A Semana NIC.br de Metodologias de Pesquisas foi idealizada com o objetivo de criar um espaço para a capacitação e discussão de temas sobre metodologias de pesquisas TIC com abordagem qualitativa e quantitativa. Tem como propósito garantir um nivelamento conceitual e teórico dos produtores de estatísticas TIC com foco na importância do rigor metodológico nas pesquisas, no entendimento do universo de pesquisa, nos métodos qualitativos e quantitativos, e nas técnicas análise de dados. É um espaço de capacitação para gestores públicos e acadêmicos.

Em andamento, há uma grande pesquisa – com foco em crianças e internet – que será realizada no país, nos mesmos moldes da Europa. O sr. poderia explicar melhor em que consiste esta pesquisa?

A.B. –Esta pesquisa sobre a qual você faz referência é a Pesquisa TIC Crianças e TIC Kids Online, cujo objetivo é conhecer o uso do computador e da internet entre crianças e adolescentes de 5 a 16 anos. Esta pesquisa conta com o apoio de importantes instituições como a Unesco e a Unicef. Parte do estudo tem como base a metodologia internacional da pesquisa EU Kids Online, desenvolvida pela universidade Inglesa London School of Economics. A pesquisa internacional EU Kids Online já foi realizada em mais de 25 países da Europa. A pesquisa TIC Crianças e TIC Kids Online já foi iniciada. Os resultados deverão estar prontos até o final do ano. Ela é aplicada em todo o território nacional e a coleta de dados é domiciliar. Os pesquisadores brasileiros contribuíram no planejamento das pesquisas e também estarão contribuindo na análise de dados.

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[Marcus Tavares é jornalista, professor e especialista em Educação e Mídia]