Monday, 18 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1314

Mudanças importantes passaram em branco

Nos últimos meses, o Washington Post passou (duas vezes) por mudanças sem anúncios públicos ou explicações prévias a leitores, comenta o ombudsman Patrick B. Pexton [30/4/12]. Em janeiro, ocorreu um aumento, de um dia para outro, de US$ 0,25 no preço de capa, que foi de US$ 0,75 (R$ 1,50) para US$ 1 (quase R$ 2). Já na semana passada, o Post mudou a seção online Today’s Paper, com as notícias do dia – onde era possível ver as páginas digitalizadas do impresso –, de gratuito para pago.

O site NewspaperDirect.com, que distribui eletronicamente muitas versões impressas de publicações, vinha prestando serviço para o jornal por seis anos, e o Post achou que não fazia mais sentido ter duas versões – uma gratuita, a Today’s Paper, e outra paga, chamada de e-replica. Agora, optou por uma delas. “Um grande número de pessoas gosta de ter o jornal no formato eletrônico e, em vez de ter dois produtos semelhantes, escolhemos um: o e-replica”, explica a porta-voz Kris Coratti. “Isto nos permite ter um modelo consistente para o jornal: é um produto de assinatura que você opta por ser entregue em casa ou na versão PDF no seu computador”.

Muitos leitores preferem ler o Post no computador, mas no formato do jornal impresso, “folheando” as páginas em vez de buscar por um artigo específico. Agora, terão de pagar por isso. Na opinião do ombudsman, o Post falhou ao não anunciar a mudança antecipadamente e ao não dar explicações aos leitores de maneira clara. Por exemplo, um assinante que recebe todas as edições do Post – e não apenas as de domingo – recebe o e-replica gratuitamente. Para tal, é preciso fornecer o número de assinante ao clicar em “Today’s Paper”. Os assinantes da edição dominical recebem o e-replica de domingo gratuitamente – mas não o do resto da semana.