O jornalista Audálio Dantas completou 80 anos no domingo (8/7). Na terça-feira (17/7) lança o livro Tempo de reportagem, pela Editora Leya (a partir das 19h no Jacaré Grill, Rua Harmonia, 321 – Vila Madalena, São Paulo, SP), enquanto prepara para setembro o volume A segunda guerra de Vlado Herzog, no qual relata os dias de absoluta tensão que cercaram a prisão, tortura e morte de Vladimir Herzog, em outubro de 1975.
À época, Audálio era presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo e seu papel foi decisivo na denúncia do assassinato e no enfrentamento que significou o culto ecumênico de sétimo dia em memória de Vlado, ocorrido na Catedral da Sé, em São Paulo. Foi a primeira grande manifestação pública contra o regime militar depois da decretação do Ato Institucional nº 5, e converteu-se num divisor de águas na resistência civil à ditadura.
Audálio Dantas é autor de O menino Lula, O chão de Graciliano e Repórteres. Clique aqui para ler a entrevista que concedeu à edição especial do informativo Jornalista&Cia. (L.E.)
Leia também
Apagão de informações sobre Vladimir Herzog – Mauro Malin (3/3/2011)
Arquivo oficial sobre Herzog: vazio – M.M. (3/5/2011)