O Huffington Post estreou na segunda-feira (13/8) sua rede de TV online, a HuffPost Live. Trata-se de um projeto ambicioso que repensa como a experiência televisiva deve ser na web. Ao lado da tela de vídeo, o site traz um espaço para que os internautas comentem em tempo real o que estão assistindo – é possível comentar por texto, via Twitter ou ainda gravar um vídeo.
A rede, com estúdios em Nova York e Los Angeles e o que chama de um estúdio por satélite em Washington, terá 12 horas de programação nos dias de semana. “Agora que quase todo mundo nos EUA assiste a vídeos online, faz sentido que algumas pessoas queiram uma programação ao vivo também”, afirmou o analista de mídia digital Mike Vorhaus. “É claro que, com a web, isso será gravado e reproduzido para sempre”. De fato, o Huffington Post espera que muito do consumo da rede aconteça pela procura, no fim da noite, dos vídeos exibidos ao longo do dia.
Diálogo
Segundo artigo no blog Media Decoder, do New York Times, a iniciativa reflete uma pressão sofrida pela indústria de mídia para produzir o tipo de vídeo online que os anunciantes querem. Os primeiros anunciantes da HuffPost Live, chamados pelo Huffington Post de “parceiros fundadores”, são a Verizon e a Cadillac.
A transmissão teve início na manhã de segunda com uma declaração de Arianna Huffington, fundadora do Huffington Post. “Há sete anos, o Huffington Post rompeu a forma como as pessoas se relacionam com as notícias. E agora, com o HuffPost Live, você está convidado a ser parte de um tipo diferente de diálogo, seja você quem for, seja onde estiver”. Junto com Arianna estava Roy Sekoff, presidente da rede e um dos co-fundadores do Huffington Post. “Não estamos tentando criar uma nova marca. Esta é apenas uma extensão de uma marca que esperamos que você já ame, o Huffington Post”, disse ele.
Os primeiros segmentos abordaram assuntos variados como a corrida presidencial americana e o noivado da atriz Jennifer Aniston. Os temas serão definidos pelos produtores da rede e 10 jovens apresentadores que foram contratados no início do ano. Além deles e da participação do público, a programação também trará para o debate jornalistas do Huffington Post. O HuffPost Live não terá, no entanto, repórteres: não pretende produzir reportagens, e sim discutir as notícias. Informações de Brian Stelter [Media Decoder, The New York Times, 13/8/12].