DIPLOMA DE JORNALISMO

Senado aprova exigência de diploma para jornalistas

Por Fernanda Krakovics em 14/08/2012 na edição 707

Reproduzido do Globo.com, 7/8/2012

Na contramão de decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2009, o plenário do Senado aprovou na terça-feira (7/8), em segundo turno, por 60 a quatro, Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que retoma a exigência de diploma para o exercício da profissão de jornalista. O entendimento do STF é que a obrigatoriedade do certificado de nível superior é um atentado à liberdade de expressão. A matéria vai para a Câmara dos Deputados.

O único que discursou contra a proposta foi o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP). Ele lembrou que o decreto-lei que regulamentou a profissão, e a exigência do diploma, foi instituído pela ditadura militar. Além dele, votaram contra os senadores Cyro Miranda (PSDB-GO), Kátia Abreu (PSD-TO) e Jader Barbalho (PMDB-PA). “O Senado quer colocar a profissão de jornalista na Constituição. O exercício da profissão de médico, contador, agrônomo, é regido pela lei, não pela Constituição. Isso é uma aberração. Só serve para atender o sindicalismo dos jornalistas. O mesmo que quer instituir o controle social da mídia, por meio da instituição do Conselho de Comunicação. Também é para atender as faculdades de jornalismo”, disse Nunes Ferreira.

Autor da PEC, o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) afirmou que a queda da exigência do diploma coloca a profissão “à margem da lei”, sendo o jornalista o único que não teria o diploma reconhecido. Diversos senadores afirmaram, em discurso, que a exigência do diploma seria um controle de qualidade para o exercício da profissão. “Voto, sim, com convicção plena. A formação de jornalista é tão sólida quanto a de outros profissionais. Estamos votando a favor do bom jornalista nesse país”, disse a senadora Vanessa Grazziottin (PCdoB-AM).

***

[Fernanda Krakovics, do Globo.com]

ATENÇÃO: Será necessário validar a publicação do seu comentário clicando no link enviado em seguida ao endereço de e-mail que você informou. Só as mensagens autorizadas serão publicadas. Este procedimento será feito apenas uma vez para cada endereço de e-mail utilizado.

Nome   Sobrenome
 
     
E-mail   Profissão
 
     
Cidade   Estado
 
     
Comentário    

1400
   
Preencha o campo abaixo com os caracteres da imagem para confirmar seu comentário, depois clique em enviar.
Recarregar imagem
   
   



Este é um espaço de diálogo e troca de conhecimentos que estimula a diversidade e a pluralidade de ideias e de pontos de vista. Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser pertinentes ao tema da matéria e aos debates que naturalmente surgirem. Mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas - e os comentaristas que habitualmente as transgredirem poderão ter interrompido seu acesso a este fórum.

 

 wendel anastacio
 Enviado em: 15/08/2012 09:41:37
"Estamos votando a favor do bom jornalista nesse país”, disse a senadora Vanessa Grazziottin (PCdoB-AM)". Santa ingenuidade, ou seria conveniência? O jornalismo que temos visto/lido neste País nos últimos anos, com jornalistas diplomados e a orgia de faculdades da profissão não alteraram em nada a qualidade dos mesmos! Que o diga, as suas baixas tiragens e assinaturas. Ainda bem que temos a Web, que bem ou mal, nos faz rever os conceitos sobre estes manipuladores!

Fernanda Krakovics