Desde 2002, grandes organizações de mídia americanas vêm sofrendo queda na credibilidade, segundo pesquisa do grupo independente Pew Research Center for the People and the Press. Das 13 pesquisadas, nove registraram declínios significativos. A média positiva ficou em 56% – em 2010, era de 62%. Há uma década, era de 71%. Depois das emissoras locais, os cinco produtos midiáticos considerados mais confiáveis foram o programa 60 Minutes, a ABC News, o jornalWall Street Journal e as emissoras CNN e CBS News. Os menos confiáveis foram o New York Times, a Fox News e o USA Today.
Quando o recorte é feito levando em conta os partidos políticos, apenas a Fox News e as emissoras locais receberam índices positivos de credibilidade de pelo menos 2/3 de republicanos. Há uma década, o cenário era outro: apenas duas organizações não receberam índices positivos de pelo menos 2/3 dos republicanos. Por sua vez, democratas geralmente dão avaliações positivas de credibilidade. A maioria dos democratas entrevistados deu a todas as organizações uma nota de 3 a 4 em uma escala de 4 (com 4 significando maior confiança e 1 menos confiança) – com exceção da conservadora Fox News.
Entre os maiores jornais do país, a credibilidade do New York Times caiu nove pontos desde a pesquisa de 2010; o USA Today perdeu sete pontos; e o Wall Street Journal, quatro. Os números são semelhantes aos da pesquisa feita com relação às notícias de TV. Segundo os autores do estudo, desde 2002, os índices de credibilidade de emissoras locais mantiveram-se mais estáveis do que os das três principais redes de TV (ABC, CBS e NBC). A última edição da pesquisa foi realizada em julho deste ano com 1001 adultos. Mais informações neste link. Com informações de Andrew Beaujon [Poynter, 17/8/12].