Friday, 29 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Tema é “Liberdade de expressão no dia a dia”

A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) promove o Prêmio SIP Universitários, voltado para estudantes do ensino superior,com o tema “Liberdade de Expressão no nosso dia a dia”. A premiação faz parte das ações de comemoração dos 70 anos da SIP, e é aberta a estudantes matriculados em qualquer curso superior reconhecido pelo MEC, em todo o Brasil. Para participar, os universitários devem se inscrever em apenas uma das seguintes categorias: foto, texto ou vídeo-jornalístico. As inscrições podem ser realizadas no site do prêmio, http://www.sipuniversitarios.com.br, até o dia 21 de setembro. A SIP realiza em São Paulo, entre os dias 12 e 16 de outubro, a 68ª Assembleia-Geral da entidade.

Os autores dos quinze melhores trabalhos selecionados poderão participar gratuitamente da Assembleia e receberão uma homenagem especial durante o evento. Os vencedores de cada categoria serão anunciados durante a cerimônia de premiação da 68ª Assembleia-Geral. Os materiais produzidos para o prêmio poderão ainda ser publicados em veículos nacionais que formam o Comitê Anfitrião – O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, Editora Abril, O Globo, Zero Hora, Diários Associados, Gazeta do Povo, O Popular, A Tribuna e Correio Popular. A divulgação dos vencedores do Prêmio SIP Universitários será em 16 de outubro pelo site www.sipuniversitarios.com.br, pelas redes sociais e imprensa.

A 68ª Assembleia Geral da SIP e o Prêmio SIP Universitários terão cobertura de jovens jornalistas dos veículos que formam o Comitê Anfitrião. A proposta é que o evento, que vai tratar sobre o futuro do jornalismo e sua inserção em novas mídias, seja divulgado a partir da perspectiva deste grupo. A equipe de repórteres será supervisionada por jornalistas renomados e alimentará um blog sobre todos os acontecimentos da reunião anual.

O Comitê Acadêmico da SIP realiza ainda, durante a 68ª Assembleia Geral, no dia 14 de outubro, uma tarde de debates sobre o “Futuro do jornalismo e a qualidade das informações oferecidas aos cidadãos”. O encontro contará com a presença de editores-chefes dos jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo e da revista Veja, além de palestrantes de importantes veículos internacionais. Para participar desta reunião basta fazer a inscrição no http://www.sipuniversitarios.com.br.As vagas são limitadas e são direcionadas a jornalistas, estudantes e professores.

Sobre a SIP

A Sociedade Interamericana de Imprensa – SIP é uma organização sem fins lucrativos que se dedica a defender a liberdade de expressão e de imprensa em todas as Américas, principalmente quando esses princípios são ameaçados. Com sede em Miami, Estados Unidos, é considerada a maior entidade de representação de comunicação das Américas ao reunir mais de 1.300 empresas do setor. Além de proteger os interesses na região, a associação também defende a dignidade, os direitos e as responsabilidades da prática jornalística, mantendo alto nível de profissionalismo na área ao possibilitar a troca de ideias e informações constantemente.