Saturday, 20 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Seminário na Bahia, em dezembro

A Rede PROCAD “O Ensino de Jornalismo na Era da Convergência Tecnológica – Matrizes curriculares, planos de ensino e demandas profissionais”, formada por professores da UFBA, UFSC e TUIUTI e financiada pela CAPES promove, nos dias 13 e 14 de dezembro de 2012, o III Seminário Nacional de Ensino de Jornalismo, na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. A temática deste ano é “Ensino do Jornalismo Digital e Novos Desafios: Convergência, Mobilidade e Redes Sociais”.

A Ementa: A prática do Jornalismo vem sofrendo contínuas transformações nas últimas décadas, em função das renovações tecnológicas e adaptações a novas condições de produção e recepção. O ensino do Jornalismo nem sempre tem respondido com a devida presteza a tais mudanças e às novas exigências de formação. O Seminário tem por objetivo propor uma reflexão baseada em experiências correntes e sugestões de propostas inovadoras que visem estabelecer uma maior conexão entre as possibilidades abertas e a formação profissional. Serão aceitos somente trabalhos que produzam reflexões sobre experiências de ensino em andamento ou se constituam como propostas para experimentação futura, envolvendo Convergência, Mobilidade e/ou Redes Sociais.

Os trabalhos, acompanhados de resumo de dez linhas em espaço 1 e cinco palavras-chave, devem ser escritos em New Times Roman, corpo 12 e espaçamento 1 e meio, com extensão máxima entre 30 e 35 mil caracteres, incluída a bibliografia. As referências completas devem vir ao final do trabalho. As citações até três linhas podem ser inseridas no corpo do trabalho. Citações acima deste limite devem ser destacadas no texto, em corpo 10, com espaçamento 1.

Os trabalhos devem ser encaminhados para palacios@ufba.brtendo como título de mensagem: “Encaminhamento de trabalho para o III SNEJ”

Serão selecionados, no máximo, 10 trabalhos para apresentação no II SeminárioNacional de Ensino de Jornalismo. O Seminário será a base do livro anual da Rede PROCADJOR que será lançado em 2013. A data limite para o envio de trabalhos para seleção é 6 de novembro de 2012

O resultado da seleção será comunicado aos pesquisadores até 13 de novembro de 2012

O Comitê Científico do III Seminário Nacional de Ensino do Jornalismo está constituído pelos membros das equipes PROCAD: Álvaro Larangeira, Claudia Quadros, Elias Machado, Suzana Barbosa, Kati Caetano, Malu Fontes, Marcos Palacios e Tattiana Teixeira.

Mais informações podem ser obtidas com os coordenadores locais do seminário Marcos Palacios (palacios@ufba.br) Suzana Barbosa (suzana.barbosa@gmail.com) ou Malu Fontes (maluzes@gmail.com).