Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Os vencedores do Prêmio Adelmo Genro Filho

A diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) anuncia os vencedores da sétima edição do Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo (PAGF 2012).

Mais informações podem ser obtidas no site da SBPJor.

>> Categoria SÊNIOR – Maria das Graças Conde Caldas (Unicamp)

Professora e pesquisadora do Laboratório de Estudos Avançados de Jornalismo (Labjor) da Unicamp, com mestrado em Comunicação Científica e Tecnológica pela Universidade Metodista de São Paulo (1988), doutorado em Ciências da Comunicação pela ECA/USP (1995) e Pós-Doutorado no Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Unicamp (2008-2010). Começou a atuar como jornalista em 1969, sendo graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/1973).

>> Categoria DOUTORADO – Comissão composta por Bruno Souza Leal (UFMG – presidente), Raquel Paiva (UFRJ) e Ronaldo Henn (Unisinos)

Primeiro lugar: “Ser revista e viver bem: um estudo de jornalismo a partir de Vida Simples”, autor: Frederico de Mello Brandão Tavares, Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos). Orientadora: Christa Berger.

Menção Honrosa: “Os sentidos de nação, liberdade e independência na imprensa brasileira (1821 – 1822) e a fundação do discurso jornalístico brasileiro”, autora: Giovanna Gertrudes Benedetto Flores, Instituto de Estudos da Linguagem/Doutorado em Linguística da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Orientadora: Cláudia Regina Castellanos Pfeiffer.

>> Categoria MESTRADO

Comissão composta por Alfredo Vizeu (UFPE – presidente), Juciano Lacerda (UFRN) e Carla Schwingel (Mackenzie).

Primeiro lugar: “Webjornalismo audiovisual universitário no Brasil: um estudo dos casos TV UVA, TV UERJ e TJ UFRJ (2001 – 2010)”, autora: Juliana Fernandes Teixeira, Programa de Pós-graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Orientador: Elias Machado.

Menção Honrosa: “A liberdade para apurar os sentidos do mundo: a produção de reportagem na revista piauí”, autora: Géssica Gabrieli Valentini, Programa de Pós-graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Orientador: Jorge Kanehide Ijuim.

>> Categoria TCC/IC

Comissão composta por Ana Regina Rêgo (UFPI – presidente), Hebe Gonçalves (UEPG) e Liliane Machado (UnB)

Primeiro lugar: “Fotojornalismo na imprensa tradicional e popular: as linguagens fotográficas dos jornais Zero Hora e Diário Gaúcho”, autora: Carina Mersoni, Curso de Jornalismo da Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos). Orientadora: Beatriz Sallet

 Menção Honrosa: “Liberdade de imprensa e Wikileaks: uma análise do discurso da revista Época”, autor: Tiago Schmidt Miotto, Curso de Comunicação Social/Jornalismo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Orientadora: Ada Cristina Machado Silveira.