Thursday, 18 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Abraji comemora 10 anos com seminário internacional na USP

Em 10 dezembro, a Abraji comemora seus 10 anos de fundação com um evento internacional no Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP – exatamente onde, ao final do seminário “Jornalismo investigativo: Ética, Técnicas e Perigos” em 7 de dezembro de 2002, 140 jornalistas decidiram criar uma instituição para troca de experiências e busca de melhoria da qualidade do jornalismo. Rosental Calmon Alves, da Universidade do Texas, virá ao Brasil especialmente para a celebração. Foi ele quem, por meio do Centro Knight de Jornalismo nas Américas, organizou o seminário naquele dezembro de 2002 e apadrinhou a criação da Abraji.

A presença de todos os ex-presidentes da associação também está confirmada: Marcelo Beraba (O Estado de S.Paulo/Rio de Janeiro), Angelina Nunes (O Globo/Rio de Janeiro), Fernando Rodrigues (Folha de S.Paulo/UOL/Brasília) e o atual, Marcelo Moreira (TV Globo/Rio de Janeiro), farão balanços dos principais aspectos do jornalismo investigativo na última década e conduzirão debates sobre o futuro próximo, na companhia do vice-presidente José Roberto de Toledo (O Estado de S.Paulo/RedeTV!/São Paulo) e de alguns dos diretores.

O seminário começa às 9h30 do dia 10 de dezembro. A programação completa está em fase final de ajustes e será divulgada em breve. A Abraji convida todos os associados a reservar desde já a data em suas agendas e participar desse momento histórico, do qual também fazem parte!