Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Grupo RBS vende Canal Rural à holding J&F

A J&F, holding controladora do frigorífico JBS e o grupo de mídia gaúcho RBS anunciaram, ontem, um acordo envolvendo o Canal Rural, com programação dedicada ao agronegócio. O Valor PRO, serviço de informações em tempo real do Valor, apurou que o negócio foi fechado por R$ 40 milhões. O valor equivale ao investimento necessário para a construção de um frigorífico de médio porte, com capacidade para abater mil cabeças por dia.

A venda do Canal Rural começou a ser negociada há um ano, disse ao Valor o presidente executivo do grupo de mídia RBS, Eduardo Sirotsky Melzer. Segundo ele, a decisão de passar adiante o comando da emissora lançada em novembro de 1996 foi tomada porque o grupo decidiu concentrar os investimentos nas operações de televisão, rádio e jornal no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, nas empresas digitais (de mídia, tecnologia, comércio eletrônico e serviços móveis) e na educação executiva. “O Canal Rural não fazia parte dessa estratégia”, disse o empresário. Sirotsky Melzer não revelou o valor da operação, mas disse que o montante será pago à vista após aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e será usado para bancar investimentos do grupo.

Em 2012, a RBS teve receita bruta de R$ 1,38 bilhão, com alta de 5% sobre 2011. A maior parte, cerca de 70%, veio da área de rádio, TV e jornais. As empresas digitais, que contribuíram com 20%, apresentam a maior taxa de expansão graças ao crescimento orgânico e à política de aquisições. A HSM Educação respondeu por 10%. “Foi um ano sólido”, disse o empresário, que prevê alta de 12% neste ano.

Cobertura de agronegócios

O Canal Rural é transmitido por satélite e pelas operadoras Net, Sky, Claro TV, e pelas associadas à Neo TV. A emissora produz conteúdo jornalístico especializado no agronegócio, transmite leilões de animais, promove fóruns e seminários setoriais. Segundo a RBS, o Canal Rural é uma operação rentável e teve receita de R$ 50 milhões em 2012.

Em nota, a J&F afirmou que o Canal Rural é o meio de comunicação com “maior alcance e audiência” no segmento, com “aproximadamente 110 milhões de telespectadores potenciais”. No comunicado, o presidente da empresa, Joesley Batista, disse que emissora “irá agregar muito para o nosso grupo, que já tem uma importante atuação no agronegócio brasileiro”.

Segundo o presidente da RBS, com a venda do Canal Rural o grupo vai ampliar a cobertura do setor de agronegócios nos seus demais meios de comunicação.

***

[Sérgio Ruck Bueno e Gustavo Brigatto, do Valor Econômico]