Saturday, 20 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

O Reddit e a importância do jornalismo colaborativo na rede

Em texto publicado no paidContent, o jornalista Mathew Ingram fala sobre os erros das redes sociais na cobertura das bombas na Maratona de Boston, mas defende sua presença na disseminação de informações de um evento tão grandioso quanto a caçada aos suspeitos do atentado:

“Nós já falamos sobre como o Twitter mudou o modo como o jornalismo em tempo real funciona em eventos noticiosos como as bombas em Boston, ao pegar toda a atividade editorial que normalmente acontece nos bastidores das redações – a especulação, a checagem de dados, e por aí vai – e jogá-la onde qualquer um pode fazer parte dela. Mas isso não acontece só com o Twitter, é claro: como vimos esta semana, outras plataformas sociais, como o Reddit, também têm um papel crescente. Isso é bom ou ruim? Como a maior parte das coisas na internet, há muito dos dois lados”.

Ingram cita os erros de identificação dos suspeitos nas plataformas sociais, e conta que, em artigo na The Atlantic, Alexis Madrigal criticou a atividade dos usuários do Reddit, chamando-a de “vigilantismo”. O Reddit é uma plataforma de mídia social onde os usuários postam informações com links para sites de internet. Ao longo da semana, seus usuários se engajaram para tentar identificar os suspeitos, compartilhando vídeos e fotos, e analisando “pistas”, como o zíper da mochila encontrada na cena das explosões, por exemplo.

Internautas acabaram identificando erroneamente um estudante da Universidade Brown, Sunil Tripathi, que está desaparecido desde março. Segundo sua família, Sunil – que foi confundido com Dzhokhar Tsarnaev, capturado na sexta-feira, 19 – sofre de depressão e havia tirado uma licença da universidade.

Falho. E importante

“Usuários do Reddit cometeram erros – muitos deles, incluindo identificar a pessoa errada como suspeito pela segunda vez na quinta-feira”, afirma Ingram, lembrando que o fato levou a um post de desculpas à família do estudante publicado por um moderador do site. Mas ele ressalta os erros da mídia tradicional, questionando se a tentativa de cobertura colaborativa e investigativa na internet foi tão negativa assim.

O jornalista diz que não se pode negar o valor da troca de informações online. “A ideia de se usar conhecimento e fontes do público é o ponto por trás do ‘jornalismo aberto’ defendido pelo editor-chefe do Guardian, Alan Rusbridger, e é uma força que precisamos descobrir como amansar, e não descartar como irrelevante com base em um incidente”. Continua ele: “Estou chamando o que o Reddit tem feito desde as bombas em Boston de jornalismo? Sim. Pode não compreender o todo que conhecemos como jornalismo, e é claramente falho, mas é certamente um aspecto importante dele”.