Thursday, 19 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1318

Momentos antes da reinauguração do Maracanã

Antes da partida entre Brasil e Inglaterra, amistoso que marcou a reinauguração do Maracanã, resolvi observar a movimentação das palavras ligadas ao jogo. O intuito era utilizar ferramentas de mapeamento/coleta de dados da mídia social Twitter, tendo em vista novas utilizações futuras em observações de grandes eventos esportivos. Este texto, portanto, representa um relato do que observei das 14h30 até às 15h56 do domingo (2/6), com algumas observações para além do mero repasse de dados.

Não cheguei a observar a conversação que se deu através das mídias sociais porque ainda estou tentando apreender melhores formas de visualizar isto. Até utilizo o programa NodeXL, que formula um gráfico a partir de determinada palavra-chave ou usuário, porém é algo que estou no início do uso e requer mais testes antes de utilizá-lo como referência.

Assim, acabei focando a visualização do Trendsmap, que já havia empregado anteriormente (ver, neste Observatório, “Os diferentes ‘tempos’ de um acontecimento jornalístico“, sobre a cobertura do caso guaranis-kaiowás). Trata-se de um site que gera as palavras mais tuitadas num determinado momento, possibilitando que elas apareçam sob o mapa-múndi, podendo-se encurtar a área de análise ao máximo – por cidades.

Nos Trending Topics

Pelo mapa inicialmente visto, às 14h31, a maior movimentação no Twitter se dava no entorno da região Sudeste, com palavras que representam jogos da própria mídia social, como “#citepessoasquequeriaestaragora”, como também que representam um dia específico, caso de “prostituta”, por ser o dia internacional das prostitutas. Quanto a termos ligados ao futebol, o Sudeste especificamente tinha como destaque as seguintes palavras: “maracanã” e “maraca”, ligadas ao estádio Mário Filho; “inglaterra”, adversária brasileira no amistoso; e “neymar”, principal jogador da seleção brasileira de futebol.

Em Minas Gerais, havia destaque para o atacante Diego Tardelli, com retuítes e respostas ao seu perfil na mídia social “@tardelli_9”, no dia dele jogar contra seu ex-clube, o São Paulo, no Campeonato Brasileiro pelo Atlético-MG. No Nordeste, havia ainda destaque para os 99 anos completos pelo Ceará Sporting Clube, com a hashtag “#ceara99anos” no Ceará; e, com menor quantidade de tuítes, mas visível, “Aflitos”, por conta da última partida realizada neste estádio pernambucano, que será substituído pela Arena Pernambuco, construída para os eventos Fifa e que ficará sob a gerência do Náutico.

Observando a movimentação de tuítes referentes ao “Maracanã”, a maioria demonstrava desejo em estar no estádio no momento de sua reabertura, com algumas pessoas criticando a quantidade de dinheiro gasto para (mais) esta reforma – acima de R$ 1 bilhão. Deste momento e, ao menos, até o início da partida, a palavra “Maracanã” seguiu nos Trending Topics do Twitter. “Dia internacional da Prostituta” e “Parada Gay” – realizada em São Paulo no domingo (2/6) – também seguiram nos TTs durante este período. “BrasilXInglaterra” chegou a aparecer às 15h35 e “Hulk” um pouco antes do jogo. O meia-atacante foi escalado como titular do Brasil quando todos esperavam a escalação de Lucas, o que gerou protestos nas mídias sociais e (muitos) durante a partida dentro do estádio.

Alternativa para dialogar com o público

Por curiosidade, aproveitei o Trendsmap para observar os comentários relativos ao amistoso no Reino Unido, com observações às 15h10 e às 15h55. Na primeira visualização, nenhum tópico referente ao jogo estava destacado. Após maior zoom, a palavra “Brazil” aparecia apenas na região da cidade de Liverpool. Mas o grande destaque por lá também era futebolístico: a confirmação por parte do presidente do Real Madrid, Florentino Perez, de que o ex-técnico do clube, o português José Mourinho, voltaria ao inglês Chelsea, com tags “jose”, “mourinho” e “perez” entre as mais tuitadas na região.

Se poucos minutos antes da partida começar, as tags “maracanã”, “maraca” e “inglaterra” se intensificaram em todos os cantos do Brasil, a palavra “Brazil” começou a surgir com mais força na Inglaterra. O que, para mim, gerou uma curiosidade sobre a conversação em torno das partidas de futebol por lá, se realmente apenas fica restrita à duração da partida. Para finalizar este relato, o @lancenet, do grupo Lance!, pediu pelo Twitter para que as pessoas que estivessem no Maracanã tuitassem, ou publicassem no Instagram, uma foto com a hashtag “#tonomaraca”: “Está no Maraca? Mande uma foto para o Lance! no Twitter ou no Instagram com a tag #tonomaraca. Lembrando que o perfil tem que ser público”.

Observando horas depois da partida, foram poucas pessoas a publicarem as fotos no Twitter, cujo pedido seguiu ao menos até às 22h. Foram 22 postagens de 15 pessoas diferentes, num espaço de mais de 250 mil seguidores deste perfil na mídia social – porém, sem ter como saber o quanto destes estavam vendo a partida no estádio. Esta é uma alternativa dos grupos de comunicação para dialogar com o seu público nas mídias sociais, de maneira a aceitar a produção de conteúdo por parte de outras pessoas e possibilitando, neste caso, diferentes visões sobre a reinauguração de um espaço tão importante para o país quanto o estádio Mário Filho.

Futebol pelo Twitter

De forma geral, as mídias sociais permitem a publicação de informações tanto de perfis de meios de comunicação, quanto de atores/repórteres e das demais pessoas que acessam o espaço, tendo como alternativa, inclusive, o diálogo entre todos – desde que o perfil seja “público”, aberto para qualquer um seguir.

Cada vez é mais comum as pessoas que têm acesso à internet acompanhar as partidas de futebol pela televisão e também pelo Twitter, só que neste caso podendo comentar, criticar ou participar de brincadeiras nesta mídia social. Se as Olimpíadas de Londres foram um marco para a utilização destes sites, com consequências graves para alguns atletas que assim o fizeram, os eventos Fifa, a partir da Copa das Confederações de 2013, podem representar uma consolidação destas formas de comunicação.

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Anderson David Gomes dos Santos é jornalista e mestre em Ciências da Comunicação pela Unisinos