Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Encontro em Brasília, dias 2 e 3 de agosto

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) sediará, nos dias 2 e 3 de agosto, em Brasília, a 4ª Reunião do Conselho Executivo da União Latino-Americana de Agências de Notícias (ULAN), da qual faz parte a EBC, por meio da Agência Brasil. Dentre as pautas de discussão do encontro destacam-se o financiamento da organização e o aprofundamento das parcerias entre as agências de forma a intensificar as trocas de conteúdos. A capacitação profissional com a possibilidade de intercâmbio entre as agências e o novo cenário tecnológico imposto pelas redes sociais também estarão entre os temas debatidos.

A reunião contará com as presenças do presidente em exercício da ULAN, Juan Manuel Fonrouge, da Agência Télam (Argentina); do diretor-geral da Agência de Informação Pública Paraguay (IP), César Palacios; do presidente e vice-presidente da Prensa Latina (Cuba), Luis Enrique González Acosta e Félix Manuel Albisu Cruz; do diretor da Télam, Alberto Emaldi; do presidente da Agencia Venezolana de Noticias, Freddy Fernández Torres; do diretor da Agência Boliviana de Informação (ABI), Jorge Cuba; e do subdiretor da Secretaria de Comunicação do Uruguai, Joaquín Costanzo.

A ULAN surgiu em 2010, quando representantes das agências de notícias públicas da América Latina se reuniram em Buenos Aires para construir um bloco regional de produção informativa. No encontro, representantes de agências de nove países, incluindo da Agência Brasil, assinaram carta que deu origem ao grupo de trabalho responsável por estruturar o organismo. A União foi criada oficialmente nos dias 2 e 3 de junho de 2011 em reunião na cidade de Caracas, na Venezuela.

 A Ulan inspirou-se no exemplo de associações regionais semelhantes na Europa e na Ásia e propõe-se a fortalecer as agências públicas de notícias através de práticas como a troca de conteúdos, o apoio a correspondentes, a troca de experiências técnicas e a capacitação de pessoal. O organismo não exerce qualquer tipo de controle ou influência sobre os conteúdos produzidos pelas agências e também não tem como objetivo contrapor-se a outras mídias e veículos.

Sua formação é composta pelos seguintes veículos de comunicação: Agência Brasil (EBC); Agências de Notícias da República Argentina (Télam), da Argentina; Agência Boliviana de Informação (ABI), da Bolívia; Imprensa Latina, de Cuba; Agência Pública de Notícias de Equador, ANDES; Agência Guatemalteca de Notícias (AGN), da Guatemala; da Agência de Notícias do Estado Mexicano (Notimex), do México; Agência de Informação Pública Paraguay (IP), do Paraguai; Agência Venezolana de Notícias (AVN), da Venezuela; e Agência Andina, do Peru.

Serviço

Local: Brasília, Espaço Cultural da EBC

Data: 02/08, às 10h e 03/08, 9h30

Setor Comercial SUL – SCS – Quadra 08 Bloco B-60 – 1º Piso Inferior – Edifício Venâncio 2000 – Asa Sul – Brasília/DF