Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Fotojornalistas protestam contra restrições na Casa Branca

Fotógrafos que cobrem a Casa Branca protestaram contra a crescente prática da assessoria de imprensa do presidente Barack Obama de excluí-los de eventos e depois divulgar suas próprias imagens e vídeos oficiais. A Associação de Correspondentes da Casa Branca e 37 organizações de notícias enviaram uma carta ao secretário de imprensa do governo, Jay Carney, queixando-se das restrições aos fotógrafos. Segundo a carta, “de maneira tão clara quanto colocar as mãos na lente de uma câmera, os oficiais deste governo estão bloqueando o público de obter uma visão independente de importantes funções do poder executivo”.

A mensagem diz que a Casa Branca rotulou certos eventos como privados para excluir os fotojornalistas. No entanto, é permitida a presença, nestas ocasiões, de fotógrafos e cinegrafistas da equipe de assessoria de imprensa do presidente, que divulgam seu material publicamente. “Vocês [a assessoria de imprensa] estão, na prática, substituindo o fotojornalismo independente por press releases visuais”, afirma o documento.

Boicote branco

O governo de Obama vem adotando as mídias sociais como caminho para enviar mensagens ao público, fora do alcance da mídia tradicional. Autoridades postam no Twitter e em blogs, enquanto o fotógrafo do presidente publica suas fotos no Facebook, no Flickr e no Instagram.

A Casa Branca se defendeu da queixa dos profissionais dizendo que não é logisticamente viável dar acesso aos fotojornalistas em todos os eventos de que participa o presidente.

O repórter Dylan Byers, do site Politico, noticiou que, após o envio da carta, a Associação de Editores de Mídia e a Sociedade Americana de Editores de Jornais pediram a seus membros que parassem de publicar imagens e vídeos divulgados pela Casa Branca.