Tuesday, 26 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Memória televisiva e história da telenovela brasileira

Em mais de 60 anos, a TV influencia a vida dos brasileiros. Se você se interessa pelo assunto e quer discutir a história das telenovelas e outros programas de televisão no Brasil, inscreva-se!

Coordenação: Julio Cesar Fernandes

Data: 14 a 30/04/2014 – segundas, terças a quartas-feiras

Horário: 19h às 21h

Público-alvo: estudantes de comunicações, rádio e TV, jornalistas, escritores, historiadores, dramaturgos e interessados a partir de 18 anos.

Inscrições: 01 a 08/04/2014 pelo site www.oficinasculturais.org.br

Seleção: questionário

Número de vagas: 15

Informações: oficina.memoriatv@gmail.com

Inscrições: http://goo.gl/dSyn75

Questões objetivas para a seleção:

1 – Qual o seu interesse em realizar essa oficina?

2 – Com qual frequência você lê artigos em jornais/revistas ou livros sobre televisão?

3 – Qual sua relação com a televisão?

4 – Você se interessa pelos temas “memória televisiva” e “arquivo de televisão”? Em caso positivo, explique sucintamente.

5 – Na sua opinião, qual a importância da telenovela para o brasileiro?

Oficina da Palavra Casa Mário de Andrade: Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda-CEP: 01154-010 – São Paulo/SP # Telefone: (11) 3666-5803 / 3826-4085 casamariodeandrade@oficinasculturais.org.br

Julio Cesar Fernandes é mestre em Comunicação com ênfase em memória televisiva e bacharel em Rádio e Televisão pela UMESP. Trabalhou como produtor, roteirista e pauteiro nas emissoras TV Mundo Maior, TV Cultura e Band. Atualmente é coordenador de operações na TV Globo em São Paulo.

Cronograma

Encontro 1 – Televisão

– A televisão no mundo;

– Inauguração da TV no Brasil;

– A TV nos anos 1950 e 1960: ao vivo.

Encontro 2 – Televisão

– Censura na TV;

– Anos 1970 e a consolidação do padrão Globo de qualidade.

Encontro 3 – Televisão
– Anos 1980 e 1990.

Encontro 4 – Televisão
– Século XXI;

– Gêneros e formatos na televisão brasileira.

Encontro 5 – Telenovela

– História do gênero;

– Início da telenovela no Brasil e outros gêneros teledramatúrgicos.

Encontro 6 – Telenovela

– Fases da telenovela brasileira: de 1963 a 2013;

– Telenovela: característica de um produto cultural;

– Minissérie X Novela: obra fechada e obra aberta.

Encontro 7 – Telenovela

– História da TV por assinatura no mundo e no Brasil;

– Televisão segmentada;

– Memória televisiva: iniciativas no Brasil e no mundo.

Encontro 8 – Encerramento

– Canal Viva;

– Lugar da memória em programas de arquivo reexibidos;

– Considerações Finais.

Bibliografia Básica

ADORNO, Theodor. A indústria cultural. In: COHN, Gabriel (Org.). Comunicação e indústria cultural. São Paulo: EDUSP, 1971. p. 287-295.

ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. A indústria cultural – O Iluminismo como mistificação de massas. In: LIMA, Luiz Costa (Org.). Teoria da cultura de massa. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. p. 169-216.

ALENCAR, Mauro. A hollywood brasileira: panorama da telenovela no Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. Senac Rio, 2004.

ALVES, Vida. TV Tupi: uma linda história de amor. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2008.

BALOGH, Ana Maria. O discurso ficcional na TV: sedução e sonho em doses homeopáticas. São Paulo: EDUSP, 2002.

BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1997.

BRAUNE, Bia; RIXA. Almanaque da TV. Rio de Janeiro: Ediouro, 2007.

BUCCI, Eugênio. Brasil em tempo de TV. São Paulo: Boitempo Editorial, 1996.

BUCCI, Eugênio; KEHL, Maria Rita. Videologias: ensaios sobre televisão. São Paulo: Boitempo, 2004.

CARVALHO, Juliano Maurício de. MMDS: a história da TV por assinatura no Brasil. 1994. 232 f. Monografia (Comunicação Social) – Puccamp, Campinas.

DICIONÁRIO da TV Globo, v. 1: programas de dramaturgia & entretenimento. Projeto Memória das Organizações Globo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.

DUARTE, Luiz Guilherme. É pagar para ver: a TV por assinatura em foco. São Paulo: Summus, 1996.

FERNANDES, Ismael. Memória da telenovela brasileira. 4. ed. ampl. São Paulo: Brasiliense, 1997.

FIAT/IFTA – Fédération internationale des archives de télévision, [Copenhague], s.d, on-line. Disponível em: <http://www.fiatifta.org>. Acesso realizado em 03 set. 2013.

FILHO, Daniel. O circo eletrônico: fazendo TV no Brasil. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

FOGOLARI, Élide Maria. O visível e o invisível no ver e no olhar a telenovela : recepção, mediação e imagem. São Paulo: Paulinas, 2002.

GOMES, Angela Nelly. Gente que paga TV: o telespectador da TV por assinatura no Brasil. 1998. 135 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) – Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo.

HALBWACHS, Maurice. A Memória nos idosos e a nostalgia do passado. Revista Brasileira de Sociologia da Emoção. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, v. 7, n. 21, p. 633-658, dez. 2008.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Edições Vértice, 1990.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 4. ed. Rio de Janeiro: DP&A Ed., 2000.

HAMBURGER, Esther. O Brasil antenado: a sociedade da novela. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.

HOINEFF, Nelson. A nova televisão: desmassificação e o impasse das grandes redes. Rio de Janeiro : Relume Dumará, 1996.

LIMA, Jorge da Cunha. Uma história da TV Cultura. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/Cultura – Fundação Padre Anchieta, 2008.

LOPES, Maria Immacolata Vassallo de; BORELLI, Silvia Helena Simões; RESENDE, Vera da Rocha. Vivendo com a telenovela: mediações, recepção, teleficcionalidade. São Paulo: Summus, 2002.

MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. 4. ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2000.

MARTÍN-BARBERO, Jesus. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.

MEMÓRIA Globo, [Rio de Janeiro], [s.d.], on-line. Disponível em: <http://www.memoriaglobo.com.br>. Acesso realizado em 10 set. 2013.

OLIVEIRA SOBRINHO, J. B. de (José Bonifácio). O livro do Boni. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2011.

ORTIZ, Renato; BORELLI, Silvia Helena Simões; RAMOS, José Mário Ortiz. Telenovela: história e produção. 2. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1991.

REIMÃO, Sandra. Televisão. In: MELO, José Marques de (Org.). O campo de comunicação no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2008.

SCHIAVO, Marcio Ruiz. Dez anos de Merchandising Social. In: XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2006, Brasília. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2006/resumos/R1820-1.pdf>. Acesso realizado em 03 mar. 2013.

SOUTO MAIOR, Marcel. Almanaque da TV Globo. São Paulo: Globo, 2006.2003.

XAVIER, Nilson. Teledramaturgia, [s.d.], on-line. Disponível em: <http://www.teledramaturgia.com.br>. Acesso realizado em 20 out. 2013.

XAVIER, Ricardo; SACCHI, Rogério. Almanaque da TV: 50 anos de memória e informação. Rio de Janeiro: editora Objetiva, 2000.