Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Estudo desvenda o discurso político latino-americano

[do release da editora]

Observando as campanhas presidenciais em toda a América Latina, percebe-se uma consolidação do personalismo. Mas há também diferentes estratégias que flertam com os mitos políticos clássicos, não apenas no discurso dos candidatos como na cobertura jornalística, tal como se observa em Campanhas presidenciais, mídia e eleições na América Latina, da jornalista e doutora em Ciência Política, Katia Saisi, lançamento da Editora Medianiz.

Antes de se aprofundar detalhadamente nos casos do Brasil, Chile e Venezuela, Saisi traça um panorama da democracia em todos os 20 países da América Latina. Trata-se de um sobrevoo panorâmico por processos históricos, políticos e eleitorais que se volta ainda mais generosamente quando os tópicos são os sistemas legislativos e as formas de financiamento de partidos e campanhas.

Foco que se torna ainda mais intenso nas análises das campanhas que elegeram Dilma Rousseff, Sebastián Piñera e Hugo Chávez. Esmiuçando a relação entre mídia e política, Katia Saisi acompanha a propaganda televisiva dos candidatos e a cobertura diária dos principais jornais desses países. Além de identificar os princípios norteadores dos discursos dos candidatos e da cobertura jornalística, mostra como se deu a ascensão de novas formas de comunicação dos candidatos (mídias alternativas, desde rádio e TVs comunitárias, celulares e redes sociais), que estão mudando o modo de se fazer política na atualidade.

Sobre a autora

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983), Katia Saisi é especialista em Comunicação e Marketing pela Faculdade Cásper Líbero (2001), onde também defendeu o Mestrado em Comunicação e Mercado (2003), cuja dissertação foi premiada pela Intercom (Associação Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) em 2004 na categoria Publicidade, Propaganda e Marketing. É doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP (2011), área de concentração em Política, com tese que inspirou este livro. É docente em cursos de pós-graduação na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Universidade São Judas Tadeu e Instituto do Legislativo Paulista, entre outras, e pesquisadora do Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política (Neamp) da PUC-SP. Possui mais de 25 anos de experiência em assessoria de imprensa de empresas públicas e privadas, bem como de candidatos e políticos no exercício do mandato. É diretora executiva da Pluricom Comunicação Integrada.