Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Órgão regulador britânico tem lançamento marcado

A Organização Independente para Padrões da Imprensa (na sigla Ipso, em inglês), novo órgão regulador da mídia no Reino Unido, começa a funcionar na segunda-feira (8/9). O Ipso foi criado pela indústria e nasceu do debate sobre a qualidade da imprensa britânica após o escândalo dos grampos telefônicos. Apesar de não sido feito nenhum anúncio oficial, a notícia foi confirmada pelo site da Newspaper Society, organização que representa a imprensa local e regional do Reino Unido. O site do Ipso não oferece nenhuma grande informação sobre o lançamento e nem sobre como será seu funcionamento.

Em uma carta enviada para os publishers dos jornais britânicos, Sir Alan Moses, juiz que assumiu o posto de presidente do Ipso, afirmou que o novo órgão regulador irá prover uma forma aberta e acessível de regulação em benefício do público e da imprensa. Segundo ele, como um órgão regulador independente, o Ipso irá se comprometer a manter uma imprensa livre e independente e a construir uma relação de confiança com o público. Moses também confirmou que o Ipso não irá buscar reconhecimento do governo – o órgão nasceu justamente da oposição de parte dos grandes grupos de comunicação do Reino Unido à proposta de regulação dos partidos políticos britânicos.

O Ipso receberá queixas e as redirecionará para os jornais e revistas. No entanto, grandes títulos como o Guardian e o Financial Times não aceitaram participar do novo órgão regulatório. O Financial Times anunciou, em abril, a criação de um sistema interno de regulação.