Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Agressões são contínuas contra jornalistas

Pelo menos cinco jornalistas foram vítimas de agressões físicas ou verbais durante o último mês em Petit-Goâve, cidade litorânea 65 quilômetros ao sul de Porto Príncipe.

No dia 9 de setembro de 2014, o jornalista Guyto Mathieu, diretor da rádio Préférence FMm e correspondente do site de informações Haïti Libre, foi vítima de insultos e humilhações degradantes por várias vezes. Segundo um grupo de jornalistas de Petit Goâve, essas agressões verbais são originárias de um grupo de oposição que ocupa o poder local e seguem-se a ameaças proferidas contra o jornalista durante uma manifestação no último dia 4 de setembro. Os manifestantes consideram Guyto Mathieu um defensor e partidário do deputado Jacques Stevenson Thimoléon, um dos alvos dos ataques da oposição.

A polarização na política local já fez outras vítimas na imprensa da região durante o último mês. Ainda segundo o mesmo grupo de jornalistas de Petit Goâve, o repórter Ephesien Joseph foi atacado por manifestantes que apoiam o deputado Jacques Stevenson Thimoléon no último dia 29 de agosto. Mais recentemente, o jornalista Duralph Emmanuel François também foi vítima de agressões, enquanto o diretor da rádio Vision Plus, Gibsonne Bazile, foi ameaçado de detenção pelo poder judiciário da cidade.

“Repórteres Sem Fronteiras exorta as autoridades locais a garantirem a proteção dos jornalistas em Petit-Goâve, frequentemente identificados como atores políticos num contexto de alta polarização”, declara Camille Soulier, responsável pelo setor Américas da organização. “Os defensores do poder local e os representantes da oposição devem procurar um acordo para por fim a essas contínuas agressões contra os jornalistas da região.”

O movimento de protestos contra o deputado Thimoléon e a prefeita de Petit-Goâve, Sandra Jules, acusada pela oposição de malversação de fundos, continua, apesar do ministro da Justiça ter proibido manifestações em todo o território haitiano durante a semana de volta às aulas.

O Haiti ocupa o 47º lugar entre 180 países na edição de 2014 da Classificação Mundial de Liberdade da Imprensa publicada por Repórteres Sem Fronteiras.

******

http://es.rsf.org