Thursday, 18 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1283

AP lista como governo Obama dificulta acesso a informação

O governo dos EUA está, cada vez mais, dificultando o acesso à informação. A declaração foi feita pela chefe da sucursal da Associated Press em Washington, Sally Buzbee, num encontro entre a Sociedade Americana de Editores de Notícias, os editores de mídia da Associated Press e os gerentes do departamento de fotografia da agência. De acordo com Sally, a situação complicou-se o suficiente para ultrapassar o nível federal e se estender para os governos estaduais e municipais.

A jornalista fez uma lista com os oito maiores problemas da administração de Barack Obama em relação ao direito à informação:

1 – O governo federal não permite mais que jornalistas reportem a decolagem de aviões ou o lançamento de bombas usadas para combater militantes islâmicos. A administração nem sequer divulga de qual país as bombas são lançadas.

2 – A presença de fotógrafos de veículos de comunicação passou a ser proibida nos encontros oficiais entre o presidente e líderes estrangeiros na Casa Branca. Cada vez menos jornalistas têm acesso para fazer o registro destes encontros; na maioria das vezes, as imagens são feitas apenas por fotógrafos oficiais da Casa Branca.

3 – O julgamento de Guantánamo, um dos principais julgamentos ligados ao 11 de setembro, está chegando ao fim, mas a imprensa não pode participar das sessões ou ter acesso, em tempo real, a material que não é classificado como confidencial. Desta forma, os jornalistas não conhecem os argumentos dos promotores ou da defesa.

4 – Ao contrário do governo de George W. Bush, que divulgava informações sobre Guantánamo, a administração de Obama mantêm em sigilo tudo o que se passa na prisão em Cuba.

5 – Intimidação de fontes. O governo pressiona, cada vez mais, possíveis fontes a não divulgar informação para a imprensa. Nem mesmo informações que não são consideradas secretas. Os oficiais de imprensa do governo afirmam que as ordens ocorrem para impedir que seja divulgada qualquer informação que possa ser considerada controversa ou que prejudique a administração.

6 – As respostas positivas aos pedidos de acesso a informações públicas através do Ato da Liberdade da Informação (FOIA, sigla em inglês) são cada vez mais raras. O FOIA é uma das armas legais mais importantes para a imprensa e o público em geral na obtenção de informações públicas. As agências federais dificultam os pedidos, não dão resposta ou forçam as organizações jornalísticas a recorrer ao judiciário.

7 – O governo usa os pedidos feitos através do FOIA para descobrir o que as organizações jornalísticas estão investigando. Estes pedidos, com frequência, são repassados a pessoas com cargos políticos.

8 – O governo está tentando controlar não apenas a divulgação de informações federais, mas também as locais. Em alguns casos, oficiais federais interviram em casos públicos estaduais para impedir que as informações fossem abertas ao público.

Leia também

Governo dos EUA dificulta trabalho da imprensa, diz estudo