Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1280

Dinamismo estonteante

Quando Diogo Portugal chamou a colega de palco de “estonteante”, ela rebateu com uma pergunta à altura de sua famosa raridade: “Você está dizendo que eu estou bonita ou que estou tonta?” O programa em questão era otalk show Luciana by Night, apresentado uma vez por semana por Luciana Gimenez na Rede TV!. Mas, a piada, planejada ou não, pode vir à memória noutro momento da grade de programação da mesma emissora: o Rede TV News.

É que, de um tempo para cá, a produção do telejornal resolveu fugir do convencional modelo de apresentação na bancada para trazer um pouco mais de dinamismo aos telespectadores. Em função disso, em vez de apenas chamar VTs de reportagens e comentar os assuntos, os âncoras vão adiante, muitas vezes, de forma literal. Não raro, os apresentadores saem do cenário principal e passeiam pelo estúdio, enquanto repassam as notícias à audiência. Caminhando, de um lado para outro, eles mostram vídeos, fotos e textos que estão rolando no site da emissora, entrevistam personagens das reportagens, registram imagens externas, como a da lua gigante, que apareceu no início de setembro, entre outras peripécias.

Fora os momentos em que se perdem em meio a tanta liberdade de atuação, os apresentadores desempenham bem a tarefa. Se a ideia era gerar um programa mais dinâmico, com certeza o objetivo está sendo alcançado. O modelo é semelhante ao que se vê em outros canais, quando os âncoras tentam inovar, dialogando mais abertamente, trocando piadinhas, inventando novos modos de informar a previsão do tempo etc.

O desafio, agora, é manter e aprimorar a qualidade do que mais interessa – a transmissão da notícia – sem que os recursos de apresentação acabem tonteando o telespectador.

******

Taís Brem é jornalista