Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Editor de jornal chinês é preso acusado de extorsão

Após ter desmantelado há algumas semanas um esquema de suborno e extorsão no The 21st Century Business Herald, um dos maiores jornais da China, a polícia local deteve na quinta-feira (25/9) Zhou Bin, o editor-executivo e gerente geral do jornal. As autoridades não divulgaram quais foram as acusações abertas contra Bin.

Há algumas semanas, a polícia de Pequim distribuiu, por meio da agência estatal de notícias Xinhua, vídeos de jornalistas e editores do site do jornal confessando fazerem parte de um esquema de extorsão e suborno de empresas chinesas.

Segundo a polícia, as companhias pagavam para receber coberturas positivas do site. Caso não pagassem, as empresas eram chantageadas com reportagens negativas com o intuito de prejudicar suas ações na bolsa de valores. A maior parte das empresas envolvidas optava por pagar pelos subornos, os quais eram disfarçados como publicidade.

O 21st Century Business Herald faz parte de um dos maiores conglomerados de comunicação da China, o grupo de mídia Nanfang, uma companhia de controle estatal baseada na província de Guangzhou.