Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Obama critica, mais uma vez, a imprensa americana

Em declaração ao Comitê Nacional Democrata, o presidente dos EUA, Barack Obama, alfinetou a imprensa mais uma vez, culpando-a de espalhar negatividade e de “se concentrar demais em falsos escândalos” em vez de focar no progresso do país. Para reforçar sua argumentação, Obama apresentou uma série de dados sobre os cuidados de seu governo para com a saúde e economia.

Os comentários vieram três dias após o jornalista James Risen, do New York Times, que está sendo pressionado pela Casa Branca a depor contra uma de suas fontes, acusar o presidente americano de odiar a imprensa e de ameaçar a liberdade de imprensa no país.

O ataque verbal de Obama, no entanto, não é visto com surpresa. Ele tem apresentado uma postura cada vez mais crítica em relação a boa parte da cobertura sobre política externa, em especial no que se refere à elaboração de reportagens sobre a crise na Ucrânia e na Síria. A administração Obama tem sido considerada uma das menos transparentes da história para com os jornalistas.

Leia também

Casa Branca recebe críticas e boicote por impedir acesso de fotojornalistas

AP lista como governo Obama dificulta acesso a informação

Controvérsias e conflitos entre imprensa e Casa Branca