Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1280

A primeira fotografia em que aparece um ser humano

Quando o primeiro ser humano foi registrado em uma foto? Arriscaria chutar um ano? Pois a resposta correta é 1838. Nesta época, o cientista francês Louis Daguerre conseguiu captar uma imagem da sacada de sua janela, na rua Boulevard du Temple, em Paris.

A figura mostra a rua deserta, mas com um homem no canto esquerdo inferior. Ele está com o corpo inclinado e tem seus sapados limpos por outra pessoa. Além dos prédios e da própria calçada, só os dois foram registrados pela câmera de Daguerre. Isso porque todo o processo de captura da imagem durou cerca de sete minutos, e nesse período, a fotografia só mostrou o que menos se movia. Ou seja, a rua provavelmente não estaria deserta.

A rua de Daguerre foi apelidada de “Boulevard du Crime” por causa dos casos de assassinatos que acabaram virando peças de teatro. Ela mais tarde foi remodelada, quando o Barão Haussmann, sob as instruções de Napoleão III, reformou e modernizado Paris, retirando ruas estreitas, escuras e perigosas da cidade medieval e substituindo-os por parques e espaços abertos. Este processo iniciou-se em 1853.

O primeiro processo fotográfico do mundo, inventado por Daguerre, reproduzia o efeito invertido do espelho. Por isso, a vista real de Daguerre de sua janela era ao contrário do registrado na foto. Seria algo assim:

As figuras abstratas são difíceis de serem percebidas porque a chapa fotográfica original de Daguerre media apenas 6,5 por 8,5 polegadas.